No fim da tarde de ontem (13), um jovem de 26 anos foi encontrado morto no complexo represas do Horto Florestal, em Sumaré. Ele estava pescando e ao jogar uma rede em um local fundo, se enroscou no material e se afogou. A prática é proibida na área. A notícia chegou até o vereador Ulisses Gomes (PT), que afirmou que a Prefeitura foi negligente no caso. Há dois meses, o vereador apresentou uma moção de apelo alertando o Poder Executivo sobre os riscos no local. Na sessão de terça-feira (12), ele apresentou outro documento.
“Infelizmente, perdemos uma vida na represa, numa tragédia anunciada. Isso mostra a negligência e omissão da Prefeitura em solucionar o caso. É inadmissível que um governo feche os olhos para a proteção ambiental e segurança das pessoas nos locais públicos”, ressaltou Gomes. A moção 156/13, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, no dia 10 de setembro gerou uma grande discussão entre os vereadores. O documento relatou que o local é tomado por pessoas, carros, churrasqueiras, barcos, lixo doméstico, consumo de drogas e a prática de atos libidinosos, com a caracterização de crimes de trânsito e ambiental.
A moção também foi assinada pelo vereador Décio Marmirolli (PSDB), que afirmou ter encaminhado diversos pedidos para que a Prefeitura desse uma atenção especial no parque. Porém, o vereador garantiu “não ter o respaldo necessário”.
Na sessão do dia 10 de setembro foi sugerida ainda a vigilância constante da Guarda Municipal nos arredores do Horto Florestal. A sugestão veio do vereador Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), que afirmou ainda que, antigamente funcionários cuidavam do local, para evitar o abandono e o vandalismo.
Já o requerimento nº 1050, lido e aprovado na sessão desta semana, reforçou a cobrança. No documento, também assinado por Gomes, ressalta em seu quarto questionamento que “caso um incidente grave ocorra, a Prefeitura de Municipal de Sumaré é co-responsável e/ou conivente e deverá arcar com as consequências e sequelas, talvez irreparáveis”.
Marmirolli voltou a comentar sobre o assunto e afirmou que a administração municipal é tolerante aos atos ilícitos. “A represa também é um local de captação de água e isso pode comprometer uma série de conseqüências em relação ao abastecimento de água. Estamos vendo uma leniência por parte do governo em relação à preservação ambiental naquela região”, destacou o parlamentar.
Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros da cidade, a vítima morava em Sumaré e foi encontrado sem vida quando foi retirado da água. A Guarda Municipal também colaborou com o resgate. Ainda na noite de ontem, a Polícia Científica averiguou o caso. O rapaz faleceu por volta das 17h30.
“Será que agora a Prefeitura vai dar atenção para o Horto? Há dois meses denunciamos o caso, alertamos sobre os riscos e pedimos providências e nada foi feito. Não foi por falta de conhecimento. Aquela área tinha que ser monitorada com frequência pela administração, impedindo o vandalismo ao principal parque da cidade e assim, impedir tragédias como esta”, declarou Gomes.
LEI DO HORTO
Situada na Região Central da cidade, nas proximidades da divisa com a cidade de Hortolândia, o Horto Florestal, de acordo com a Lei 3.496 de outubro de 2000, é uma área de proteção ambiental. “Esta lei criou o Parque Ecológico do Horto e eu tive a honra de ser o prefeito, que a sancionou. Ela proíbe várias atividades no local. O Horto é o pulmão verde da Região Metropolitana de Campinas e precisa ser conservado. Antigamente tinha um portal com guarita e hoje não tem”, lembrou o presidente da Casa, Dirceu Dalben (PROS).
Publicado em: 14 de novembro de 2013
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Numa iniciativa cultural do mandato do vereador Dudu Lima (Cidadania), será realizada no próximo domingo, dia 13 de julho, a partir das 8h30, a abertura oficial da exposição “Sumaré: Um olhar sobre o tempo”. A mostra promete encantar os moradores com uma viagem visual pela his...
Evento gratuito acontece em agosto, no plenário do Legislativo; inscrições já podem ser realizadas pelos servidores públicos A Câmara Municipal de Sumaré e o Fundo de Previdência Social do Município (Sumprev) abriram inscrições para um seminário que vai abordar as novas reg...
Moções de congratulação às paróquias que participaram da procissão de Corpus Christi e aos 35 anos de ministério dos pastores Antônio Benedito e Sônia Capelleto foram aprovadas por unanimidade em plenário Duas moções com temática religiosa fizeram parte da sessão ordinária...
Reconhecimentos foram feitos por meio de duas moções, aprovadas durante a sessão ordinária dessa semana, na Câmara de Sumaré O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) apresentou duas moções de congratulação durante a sessão dessa semana, na Câmara Municipal de Sumaré. A moç...
Peça orçamentária foi confirmada em segundo turno pela Câmara Municipal, nesta terça; texto vai orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026 foi aprovada, em segundo turno, na Câmara Mun...
Conduzido pelo fisioterapeuta Dr. Renato Costa, evento acontece nesta quinta-feira, com transmissão pelo Youtube O plenário da Câmara de Sumaré recebe, nesta quinta-feira (26), a palestra “Bem estar físico, mental e social: a Saúde Preventiva”. Ministrado pelo gestor do De...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9