Pesquisar

Notícias



Projeto de Lei possibilita agendamento de consulta por telefone em unidades de saúde de Sumaré

Visualize fotos

 

De autoria do vereador Dr. Sérgio Rosa, a proposta abrange pacientes idosos, gestantes e portadores de deficiência

 

Foi protocolado nesta quinta-feira (22), na Secretaria da Câmara Municipal, um Projeto de Lei que dispõe sobre a possibilidade de agendamento telefônico de consultas e exames médicos para pacientes idosos, gestantes e portadores de deficiência, já cadastrados nas unidades de saúde do município de Sumaré. De autoria do vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT), o projeto tem por objetivo evitar que estes pacientes tenham dificuldades de locomoção para ir ao posto de saúde somente para marcar uma consulta com um especialista.

O tipo de atendimento previsto no PL poderá ocorrer em estabelecimentos compreendidos como unidade básica de saúde, centro de saúde ou posto do Programa de Saúde da Família. De acordo com a propositura, serão consideradas idosas as pessoas que comprovarem idade igual ou superior a 60 anos na data da consulta; gestantes, as mulheres que comprovarem gravidez; e pessoas portadoras de deficiências físicas severas, todas aquelas acometidas de doenças debilitadoras, múltiplas ou não, que apresentem dificuldades de locomoção de forma independente, permanente ou temporária de longo prazo.

O projeto determina que o agendamento será possível apenas nas unidades de saúde onde o paciente já estiver anteriormente cadastrado, através de uma primeira consulta. Esse cadastramento será realizado na unidade mais próxima da residência do paciente e deverá conter informações sobre a idade, a deficiência ou o estado de gravidez, conforme cada caso.

“Propomos fazer o que já se faz nos consultórios particulares ou nos planos de saúde, nos quais as consultas são agendadas por telefone. O objetivo é que o agendamento por telefone possa ser feito pelo menos, de imediato, para os idosos, gestantes e para os portadores de deficiências já cadastrados nas unidades de saúde. O atendimento preferencial que ora se propõe deverá ser realizado na própria unidade de saúde onde o paciente fez o cadastro anteriormente, podendo então agendar por telefone as próximas consultas, indicando sua carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), para fins do atendimento sem a espera em filas”, explica o Dr. Sérgio.

 Ainda segundo o PL, a disponibilidade de consultas para agendamentos telefônicos será limitada a 20% dos atendimentos diários disponíveis na unidade de saúde. Além disso, cabe a cada um dos estabelecimentos afixar, em local visível à população, material que indique a possibilidade do atendimento via telefone.   

 



Versão para Impressão

Publicado em: 23 de agosto de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Projeto aprovado pela Câmara prevê energia solar fotovoltaica em edifícios públicos de Sumaré

19 de novembro de 2025

Proposta dos vereadores Ney do Gás e Rai do Paraíso faz parte do Programa Sustentabilidade Energética no Serviço Público Municipal   Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Sumaré prevê a adoção progressiva de sistemas de energia renovável, como placas solares fotovoltaic...

Leia Mais

Audiência pública em Sumaré debate Autismo, TDAH e outros transtornos do desenvolvimento

19 de novembro de 2025

Reunião é organizada pela Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal   A Câmara Municipal de Sumaré realiza audiência pública para debater as políticas municipais voltadas à saúde, educação e assistência social de crianças...

Leia Mais

Programa de vacinação domiciliar para autistas é aprovado na Câmara de Sumaré

18 de novembro de 2025

Projeto apresentado pelo vereador Tavares que quer garantir respeito às necessidades das pessoas com TEA foi votado durante a reunião do Legislativo desta terça-feira  A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 345/2025, que in...

Leia Mais

Câmara de Sumaré entrega Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares

17 de novembro de 2025

Honraria será concedida a 12 personalidades em sessão solene, nesta quarta-feira, no plenário do Legislativo  A Câmara de Sumaré promove, nesta quarta-feira (19), a Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares. Em 2025, serão homenageada...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!