Notícias



PL garante vaga para gestantes e lactantes com crianças de colo em Sumaré

Visualize fotos

 

Proposta apresentada pelo vereador Ulisses Gomes vale para estacionamentos públicos e particulares do município

 

Um Projeto de Lei que será votado durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Sumaré, assegura a reserva de vagas preferenciais para gestantes e lactantes com crianças de colo. A medida vale tanto para estacionamentos públicos quanto para os privados. O PL nº 269/2019 tem autoria do vereador Ulisses Gomes (PT).

A proposta reserva 2% do total de vagas às gestantes e lactantes acompanhadas de crianças de colo, garantida, no mínimo, uma vaga devidamente sinalizada e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas vigentes.

A utilização das vagas, conforme o vereador, será feita mediante uso de adesivo de identificação afixado no veículo e fornecido pela autoridade de trânsito local. O adesivo terá validade de nove meses, iniciando-se da data da constatação da gestação por parte da mulher, sendo atualizado por mais 12 meses após o nascimento da criança.

“O período gestacional é, para a mulher, um momento divino, em que o corpo dá o alimento e energia para que outro corpo se desenvolva”, justifica Ulisses Gomes em seu projeto.

“É nesse período que surgem as maiores dificuldades para a mulher, conforme os meses vão passando e a criança em seu útero vai crescendo e se desenvolvendo. Aumentam as visitas ao médico, as pernas incham, a circulação do sangue fica dificultada, o andar começa a ser uma atividade que exige maior cuidado, entre tantas outras situações que só podem ser explicadas pela mulher”, completa o vereador.

Quem estacionar nas vagas em desacordo com as normas estará cometendo infração grave e ficará sujeito ao Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa e remoção do veículo como penalidade. Se o PL for aprovado, o Poder Executivo Municipal deverá regulamentar a lei em 120 dias.

ORDEM DO DIA

Além do PL do vereador Ulisses Gomes, outros oito projetos entram em votação durante a sessão desta terça. O PL nº 308/2019, do vereador Ronaldo Mendes (PSDB), dispõe sobre o atendimento preferencial à pessoa com fibromialgia em Sumaré. O PL nº 105/2018, de autoria de Marcio Brianes (PCdoB), proíbe informes de qualquer natureza em estacionamentos ou similares com dizeres que isentem os estabelecimentos comerciais ou congêneres da responsabilidade por danos materiais e/ou objetos deixados no interior do veículo.

O PL nº 191/2019, de autoria do vereador Dr. Rubens Champam (PSDB), institui no calendário oficial do município o “Dia do Nascituro” e a “Semana da Vida”. O PL nº 274/2019, apresentado pelo vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT), altera e acrescenta dispositivo à Lei 2.604, de 3 de novembro de 1993, e dispõe sobre atendimento preferencial a gestante, mulheres com crianças no colo, deficientes, aposentados, idosos de ambos os sexos e portadores de neoplasia maligna, em estabelecimentos comerciais de serviços e similares do município de Sumaré.

Serão debatidos ainda o PL nº 293/2019, de autoria do vereador Dudú Lima (Cidadania), que dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas prestadoras de serviço a enviar a identificação e notificação de funcionários quando forem prestar serviços em propriedade privada no âmbito do município; além do  PL nº 314/2019, do vereador Professor Edinho (Rede), que institui o Dia Municipal do Inspetor de Alunos no calendário oficial de Sumaré.

Para finalizar a Ordem do Dia, serão votados o PL nº 323/2019, do prefeito Luiz Dalben, que aprova o Plano Diretor Municipal de Turismo; e o PL nº 330/2019, que estabelece obrigatoriedade de reserva especial para permanência de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida em eventos públicos e privados no município.

A Câmara de Sumaré fica na Travessa 1º Centenário, 32, Centro.



Versão para Impressão

Publicado em: 09 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara divulga parecer do TCE com aprovação das contas municipais de 2017

27 de fevereiro de 2020

  Publicação segue o que estabelece o Regimento Interno da Câmara, que dá prazo de 60 dias para que os vereadores apreciem as contas públicas do município   A Câmara Municipal de Sumaré divulgou...

Leia Mais

Câmara realiza sessão ordinária na próxima quinta-feira

21 de fevereiro de 2020

  Reuniões acontecem normalmente às terças-feiras; transferência de data se deu por conta do feriado de Carnaval   Em razão do feriado de Carnaval, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Suma...

Leia Mais

Ônibus escolares poderão ter campanha permanente contra pedofilia e bullying

21 de fevereiro de 2020

  Proposta do vereador Marcio Brianes é utilizar os veículos do transporte escolar para divulgar campanhas de orientação a crianças, adolescentes e profissionais   Os ônibus escolares de Sumaré...

Leia Mais

Sebastião Correa cobra Ouro Verde sobre atraso nos cartões de transporte coletivo

20 de fevereiro de 2020

  Documento apresentado pelo vereador aponta demora superior a 15 dias para emissão e distribuição; problema estaria afetando alunos que utilizam o transporte para ir à escola   O vereador Sebas...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova nova convocação à Ouro Verde

19 de fevereiro de 2020

Vereador Willian Souza apresentou mais uma solicitação para representante da empresa prestar esclarecimentos no plenário da Câmara   Durante a sessão ordinária da última terça-feira (18), os vere...

Leia Mais

Câmara realiza audiência pública sobre regulamentação de mototáxi em Sumaré

18 de fevereiro de 2020

Vereador Willian Souza espera debater com a população o Projeto de Lei que cria normas para atividades de transporte de passageiros e pequenas cargas por motocicletas   Ocorre no plenário da Câma...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.