Pesquisar

Notícias



Cartórios deverão avisar Prefeitura de Sumaré sobre transferência de bens imóveis

Visualize fotos

 

Objetivo do PL apresentado pelo vereador é evitar atrasos no recebimento de IPTU e cobranças indevidas aos antigos proprietários

 

Os Cartórios de Registro de Imóveis de Sumaré serão obrigados a informar à Prefeitura sobre operações de compra e venda ou qualquer forma de transferência e propriedade de bens imóveis localizados no município. A proposta consta no Projeto de Lei nº 222/2019, de autoria do vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT), aprovado por 20 votos favoráveis durante a sessão ordinária desta terça-feira (4). O PL segue agora para sanção do prefeito Luiz Dalben.

De acordo com o vereador Dr. Sérgio Rosa, a falta de comunicação à municipalidade sobre as transferências de propriedade dos bens imóveis tem “provocado problemas como atrasos no recebimento de tributos pela Prefeitura, bem como de despesas desnecessárias aos cidadãos”.

“Compete ao município a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ato que deve recair, necessariamente, sobre o real proprietário do bem. A cobrança equivocada, ou seja, contra aquele que, por qualquer motivo, não é mais o proprietário do imóvel, gera atraso no recebimento do imposto, podendo levar até mesmo à prescrição da dívida, além do desperdício de trabalho do corpo de procuradores municipais”, explica o parlamentar.

O vereador ressalta que são inúmeros os casos em que o município cobra quem não é mais o proprietário do imóvel e só toma conhecimento do fato anos depois, durante a cobrança judicial, quando o crédito já foi inscrito na dívida ativa e o sujeito passivo da execução não pode mais ser alterado.

“Nesse sentido, a propositura vem no sentido de evitar quer a Administração municipal deixe de receber os tributos devidos em razão de falta de informações corretas sobre o devedor. Além do atraso no recebimento do imposto, é certo que a cobrança indevida gera a assunção de uma série de custos processuais, como honorários de sucumbência, por exemplo, que são suportados, em última instância, pelo município”, finaliza.

De acordo com o PL, as informações poderão ser encaminhadas pelo cartório uma vez por mês, constando as transferências ocorridas no lapso temporal entre um e outro encaminhamento. O envio das informações deverá ser efetuado por via digital, observados mecanismos de segurança que assegurem o seu efetivo recebimento, sendo emitidos também recibos digitais de operação.

Dr. Sérgio afirma ainda que vários estados já utilizam procedimento similar para a comunicação de transferência de propriedade de veículos, possibilitando ao estado uma cobrança mais eficaz do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Se aprovado, o PL apresentado pelo vereador deverá ser regulamentado em até 90 dias.



Versão para Impressão

Publicado em: 06 de fevereiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Programa de vacinação domiciliar para autistas é aprovado na Câmara de Sumaré

18 de novembro de 2025

Projeto apresentado pelo vereador Tavares que quer garantir respeito às necessidades das pessoas com TEA foi votado durante a reunião do Legislativo desta terça-feira  A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 345/2025, que in...

Leia Mais

Câmara de Sumaré entrega Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares

17 de novembro de 2025

Honraria será concedida a 12 personalidades em sessão solene, nesta quarta-feira, no plenário do Legislativo  A Câmara de Sumaré promove, nesta quarta-feira (19), a Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares. Em 2025, serão homenageada...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva quer “Dia Municipal do Motoboy” em Sumaré

17 de novembro de 2025

Proposta será debatida na sessão da Câmara desta terça-feira juntamente com outros três projetos  Os vereadores de Sumaré votam, na sessão ordinária desta terça-feira (18), um projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Eventos o “Dia Municipal do Motoboy”. O PL nº 1...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova PPA que prevê receita de R$ 7 bi para os próximos 4 anos

12 de novembro de 2025

Texto enviado pelo Executivo foi debatido em audiência pública e aprovado em dois turnos de votação Os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 420/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029. A m...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!