Pesquisar

Notícias



Vereadores aprovam projeto do vereador Ney do Gás contra a “Rota do Lixo”

Vereadores aprovam projeto do vereador Ney do Gás contra a “Rota do Lixo”
Visualize fotos

Os vereadores de Sumaré aprovaram nesta terça-feira (19/06), durante a 20ª sessão ordinária, o substitutivo total ao projeto de lei nº 96/18 que limita o tráfego de veículos transportando lixo e resíduos de classe IIA (orgânicos e não-inertes) e classe IIB (inertes) em determinadas ruas dos bairros Jardim Dall’Orto, Jardim Santa Carolina, Parque Itália e Parque Salerno, caminho conhecido como a “rota do lixo”.

O projeto de autoria do vereador Ney do Gás (PV) teve o apoio dos vereadores Dudu Lima (PPS), Fininho (PSD), Marcio Brianes (PCdoB), Rudinei Lobo (PRB) e Valdir de Oliveira (DEM).

De acordo com o projeto o tráfego desses veículos ficará limitado entre as 0h00min (zero hora) e 06h00min (seis horas) nos dias da semana e nos finais de semana e feriados das 18h00min (dezoito horas) às 06h00min (seis horas). Estão fora da limitação os veículos credenciados à prestação de serviços públicos do município de Sumaré.

Em Sumaré, diversos caminhões de lixo vindos de outras cidades passam dentro dos bairros causando transtornos à população com a deterioração do asfalto e trazendo mau cheiro às residências e comércios, inclusive restaurantes.

Os moradores denunciaram aos vereadores as situações de insalubridade e periculosidade, cobrando solução para encerrar essa “Rota do Lixo”. Dentre os relatos, até casos de atropelamentos por caminhões de lixo foram citados.

O trajeto conhecido como “Rota do Lixo” atinge bairros da região do Maria Antônia/Dall’Orto. Dentre os prejuízos, está a denúncia de que os caminhões com carga acima do permitido sobrecarregam a malha asfáltica provocando buracos e desnível. Outro malefício diz respeito ao mau cheiro exalado pelo lixo nos caminhões e também pelo chorume, muitas vezes derramado por todo o caminho.

 Além das residências, comércios como restaurantes, drogarias, sorveterias, academia e outros, sofrem com o cheiro insuportável. Também há uma escola na “Rota do Lixo” que precisou improvisar outra entrada e saída para alunos, a qual não é adequada, pois há o risco de atropelamento devido a alta velocidade que alguns desses caminhões praticam.

 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Programa de vacinação domiciliar para autistas é aprovado na Câmara de Sumaré

18 de novembro de 2025

Projeto apresentado pelo vereador Tavares que quer garantir respeito às necessidades das pessoas com TEA foi votado durante a reunião do Legislativo desta terça-feira  A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 345/2025, que in...

Leia Mais

Câmara de Sumaré entrega Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares

17 de novembro de 2025

Honraria será concedida a 12 personalidades em sessão solene, nesta quarta-feira, no plenário do Legislativo  A Câmara de Sumaré promove, nesta quarta-feira (19), a Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares. Em 2025, serão homenageada...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva quer “Dia Municipal do Motoboy” em Sumaré

17 de novembro de 2025

Proposta será debatida na sessão da Câmara desta terça-feira juntamente com outros três projetos  Os vereadores de Sumaré votam, na sessão ordinária desta terça-feira (18), um projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Eventos o “Dia Municipal do Motoboy”. O PL nº 1...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova PPA que prevê receita de R$ 7 bi para os próximos 4 anos

12 de novembro de 2025

Texto enviado pelo Executivo foi debatido em audiência pública e aprovado em dois turnos de votação Os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 420/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029. A m...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!