Na manhã de hoje (25), os vereadores da Câmara de Sumaré aprovaram em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 140 dando aval à administração municipal para conceder à população um desconto de até 33% na tarifa do transporte público no município.
De iniciativa do vereador Joel Cardoso (PPL) e assinado por todos os vereadores, o documento teve apenas um voto contrário, do vereador Cícero Ceará (PDT).
O projeto autoriza o município a subsidiar o Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros de Sumaré em até 33% da tarifa por passageiro, praticada no transporte coletivo urbano, de modo a preservar a modicidade e atualidade da tarifa cobrada dos usuários do serviço.
O subsídio será repassado mensalmente às empresas operadoras do serviço público de transporte coletivo municipal e será calculado de acordo com o número de passageiros pagantes equivalentes transportados pelo sistema no mês anterior.
Os vereadores acreditam que a fixação de subsídio acaba por diminuir o valor da tarifa cobrada diretamente dos usuários, sendo importante vetor de distribuição de renda e que com isso, a população mais carente, que utiliza e paga pelo transporte, acaba se beneficiando financeiramente.
Além disso, a medida é um benefício ao trânsito da cidade e ao meio ambiente, uma vez que inúmeros automóveis deixarão de circular diariamente.
O vereador Marcos de Paula (PSB) lembrou que algumas cidades já aprovaram este mesmo projeto. “Tomando por base uma notícia de jornal onde diz que a prefeita descarta qualquer aumento da tarifa e poderia até baixar, já deixamos aprovado o desconto de 1 a 33% na tarifa do transporte público”´- comentou.
Publicado em: 25 de junho de 2013