Os 21 vereadores de Sumaré aprovaram na sessão da última terça-feira (04), o projeto de lei que institui o Turismo Rural na cidade, com o intuito de promover e criar iniciativas integradas para implementar políticas públicas que destaquem e valorizem o turismo sumareense. A iniciativa é do presidente da Câmara Municipal, Dirceu Dalben (MD).
Segundo o documento, o projeto terá a colaboração de entidades parceiras e tem características de orientação para realizar ações em prol da cidade. O programa é uma parceria entre o Poder Público, Iniciativa Privada, Produtores Rurais, Clube de Serviços e até mesmo a comunidade local.
“Isto é o resgate e a valorização da cultura e origem de nossa cidade. Os patrimônios culturais e as manifestações regionais, do nosso povo, merecem o incentivo” – ressaltou Dalben. “O turismo é algo muito positivo, pois também movimenta a economia da cidade” – concluiu.
O projeto também foi assinado pelo vereador Ulisses Gomes.
TURISMO RURAL EM OUTRAS CIDADES
O Turismo Rural é um programa aplicado em cidades de Minas Gerais, do pantanal do Mato Grosso, no Rio de Janeiro e principalmente no interior paulista. Com a proposta de Dalben, Sumaré deverá integrar a este conceito.
Segundo o Ministério do Turismo, este programa consiste num conjunto de atividade turísticas desenvolvidas no meio rural, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.
Bebidas, gastronomia, artesanato, ecoturismo, danças, tradições religiosas, espaços de cultura e patrimoniais fazem parte do conjunto que uma cidade tem a oferecer ao turista.
Publicado em: 07 de junho de 2013