Na manhã desta quinta-feira (21) cerca de 120 crianças iniciaram a primeira fase do reflorestamento das margens da Represa do Horto Florestal, em Sumaré, pela iniciativa do Departamento de Água e Esgotos (DAE). Para prestigiar o evento estiveram presentes o presidente da Câmara de Sumaré, vereador Dirceu Dalben (PPS), o vice-presidente, vereador Dito Lustosa (PCdoB), os vereadores Fabinho (PCdoB), Fininho (PSDB), Henrique do Paraíso (PPS), Joel Cardoso (PPL), Josué Cardozo (PT), Sérgio Populina (PSB) e Welington Domingos (PDT). Também estiveram presentes secretários municipais e outras autoridades.
O projeto “Replantar é Educar”, é uma compensação ambiental e faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, que é comemorado hoje (22).
As primeiras mudas foram plantadas por alunos do 5º ano da Escola Profª Eliana Minchin Vaughan, do Jardim Nova Terra. As crianças também receberam certificado pelo trabalho extracurricular no plantio das mudas.
Segundo o DAE, cerca 10 mil mudas de dez espécies diferentes serão plantadas ao longo do ano, entre elas Ypê, Paineira, Acácia e Jacarandá.
De acordo com o presidente do DAE, Luiz Alfredo Dalben, quase um terço da produção de água de Sumaré vem da represa. “Este ecossistema é muito importante para nossa cidade e preservá-lo é dever de todos” – disse. A Represa do Marcelo, juntamente com a do Horto, abastecem mais de 50 bairros, entre Região Central e Nova Veneza.
Fonte: Assessoria Imprensa DAE
Publicado em: 22 de março de 2013