Notícias

Notícias da Câmara



Parlamento Metropolitano sugere Campanha de Microchipagem de Cães e Gatos na RMC

Parlamento Metropolitano sugere Campanha de Microchipagem de Cães e Gatos na RMC
Visualize fotos

Os vereadores Marcos de Paula (PSB) e Welington Domingos Pereira (PDT) participaram na manhã da sexta-feira, dia 31 de agosto, da reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), na Câmara Municipal de Sumaré.
Estiveram presentes vereadores de quatro Casas de Leis: Jaguariúna, Nova Odessa, Valinhos e Sumaré. A Mesa foi composta com o presidente do Parlamento e da Câmara Municipal de Nova Odessa, professor Adriano Lucas Alves, o presidente da Câmara de Jaguariúna, Antônio Maurício Cordeiro Hossri, o vereador Lorival da Câmara de Valinhos, os vereadores de Sumaré Welington Domingos Pereira e Marcos de Paula e o vereador de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho.
No encontro foram discutidos vários temas entre eles os problemas na Saúde, principalmente à falta de vagas e a possibilidade de criação de um Hospital Metropolitano, apresentados pelo responsável pela Diretoria de Planejamento da DRS-7 Campinas, Valter Luiz Stanise.
A coordenadora de Controle e Combate à Endemias da Prefeitura de Nova Odessa, Paula Faciulli, falou sobre o programa de castração e microchipagem gratuita de cães e gatos.
O ex-secretário de Defesa, Proteção e Preservação ao Meio Ambiente de Sumaré, Valdermir Ravagnani, o Mimo, falou sobre as providências que estão sendo tomadas pelas cidades para a adequação à Lei Federal de Destinação de Resíduos Sólidos.
Ficou definido pelo presidente do Parlamento Metropolitano que será discutido com o advogado a criação de um projeto autorizativo para sugerir a implantação de uma Campanha de Microchipagem de cães e gatos para todas as 19 cidades que compõem a RMC.
O vereador Marcos de Paula apresentou ao presidente do Parlamento uma lei de sua autoria como modelo para outras Câmaras e pediu a sua divulgação. A Lei n° 4.085, de 24 de outubro de 2005, de autoria do vereador Marcos de Paula (PSB), dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas e creches municipais manterem alimentação diferenciada aos diabéticos em sua merenda escolar. A lei determina que a Secretaria Municipal de Saúde deverá elaborar e fornecer à Secretaria Municipal de Educação, após exames de constatação, uma relação completa de todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino e creches municipais, portadoras de diabetes. Para o vereador, a lei visa diferenciar a alimentação de crianças diabéticas, a fim de que obtenham controle dessa enfermidade, propiciando-lhes um crescimento saudável.
O presidente do Parlamento Metropolitano parabenizou a iniciativa da lei e assumiu o compromisso de levar para as outras 18 cidades que compõem a RMC.
O Vereador Lorival (PT-Valinhos) sugeriu que seja discutido na próxima reunião a criação de uma Frente Parlamentar de Transporte na RMC. 




Publicado em: 11 de setembro de 2012