Notícias

Notícias da Câmara



Primeira sessão de 2026 do Parlamento Jovem de Sumaré acontece neste sábado

Visualize fotos

Estudantes eleitos devem escolher Mesa Diretora e participar de oficina sobre conceitos e técnicas para redação de proposituras

 

Neste sábado (7), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a primeira sessão do Parlamento Jovem de 2026. Os 21 estudantes eleitos se reúnem, a partir das 9h, para realizar a votação que escolhe a Mesa Diretora para conduzir os trabalhos durante o primeiro semestre do ano. Os alunos também participam do sorteio que determina o apadrinhamento de um vereador do Legislativo sumareense para cada parlamentar jovem. Após a reunião, acontece uma atividade formativa ministrada pelo analista legislativo Luiz Flávio Guimarães Lambert dos Santos.

Para a Mesa Diretora, devem ser escolhidos cinco dos 21 parlamentares jovens eleitos. Eles assumem os cargos de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Os estudantes devem formar chapas concorrentes, e será eleita aquela com maioria de votos. Em seguida, será realizado o sorteio de apadrinhamento dos estudantes, em que cada um passa a ter um vereador para contar como padrinho ao longo do mandato de um ano.

Em seguida, os alunos participam da oficina “Processo Legislativo: Redação das proposições”, que será apresentada por Luiz Flávio Guimarães Lambert dos Santos. Luiz Flávio é analista legislativo na Câmara de Sumaré e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCCAMP, é professor licenciado em História, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, e em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. O objetivo da atividade é abordar os conceitos e as técnicas de redação das proposições que serão redigidas pelos parlamentares jovens eleitos durante o programa.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, da Câmara de Sumaré, que permite que estudantes do ensino médio exerçam a função e o cotidiano do Poder Legislativo através de sessões ordinárias mensais, além de cursos de formação e atividades que explicam o processo legislativo aos participantes.




Publicado em: 04 de fevereiro de 2026