Notícias

Notícias da Câmara



LOA 2026 será votada nesta terça com duas emendas impositivas do presidente Hélio Silva

Visualize fotos

Chefe do Legislativo propõe construção de quadra poliesportiva no Parque Progresso e reforma da UBS do Jardim Paraíso 

A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (25), a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O projeto, enviado pelo prefeito Henrique do Paraíso, prevê que o município arrecade R$ 1,8 bilhão no próximo ano e define como esse dinheiro será gasto. A proposta será analisada em primeiro turno durante a 38ª sessão ordinária do ano, que começa às 10h e será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube (youtube.com/camarasumare).

Além da LOA, também foram apresentadas duas emendas impositivas ao orçamento propostas pelo presidente da Casa, vereador Hélio Silva (Cidadania). Esse tipo de emenda obriga a Prefeitura a executar o gasto indicado pelo parlamentar. A emenda nº 1 reserva R$ 66 mil para a construção de uma quadra poliesportiva na Praça Vereador Ronaldo Mendes, no Parque Progresso. Já a emenda nº 2 destina o mesmo valor para reforma e melhoria da infraestrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíso, em Nova Veneza.

É a primeira vez que um vereador utiliza essa prerrogativa desde que as emendas impositivas foram incorporadas à legislação municipal, no fim de 2023. Pela nova redação da Lei Orgânica, cada parlamentar pode apresentar emendas individuais até o limite de 0,2% da receita corrente líquida do ano anterior — metade desse valor deve obrigatoriamente ir para ações e serviços de saúde.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o projeto da LOA deve ser votado em dois turnos, com intervalo mínimo de uma sessão entre eles. As sessões nas quais se discutem as leis orçamentárias terão a Ordem do Dia, preferencialmente, reservada a essa matéria, e o expediente ficará reduzido a 30 minutos, contados do final da leitura dos documentos.




Publicado em: 24 de novembro de 2025