Notícias

Notícias da Câmara



Câmara de Sumaré aprova PPA que prevê receita de R$ 7 bi para os próximos 4 anos

Visualize fotos

Texto enviado pelo Executivo foi debatido em audiência pública e aprovado em dois turnos de votação

Os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 420/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029. A matéria foi aprovada em segundo turno na 36ª sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida nesta terça-feira (11). O texto não recebeu emendas dos parlamentares, mantendo a redação original enviada pelo Executivo. De acordo com o PL, a receita prevista para os cofres públicos do município no período de quatro anos é de mais de R$ 7 bilhões.

O PPA foi debatido em audiência pública realizada na Câmara no final de setembro. O plano é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. Seu objetivo é estabelecer as diretrizes, os objetivos e as metas da gestão municipal, servindo de base para a execução das políticas públicas e para a alocação de recursos no orçamento. Assim, o PPA traduz o plano de governo em programas e ações, como obras, investimentos e serviços, articulando-se diretamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e com a Lei Orçamentária Anual (LOA), que desdobram suas orientações em metas e valores concretos para cada exercício financeiro.

 

Eixos temáticos

A estrutura do PPA de Sumaré foi organizada em seis eixos temáticos estratégicos. Confira cada um deles:

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto de Lei nº 420/2025, que dispõe sobre o PPA, e todos os seus anexos podem ser acessados no link https://sumare.siscam.com.br/Documentos/Documento/185855.




Publicado em: 12 de novembro de 2025