Moção de congratulação destacou profissionalismo, agilidade e dedicação dos servidores, que trabalharam sob condições adversas para proteger vidas e minimizar prejuízos
A equipe da Defesa Civil de Sumaré foi homenageada pela Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta terça-feira (11). A homenagem foi feita em nome do diretor da Defesa Civil, Kleber de Oliveira Martins, por meio da Moção de aplausos e congratulação nº 223/2025, de autoria do vereador Welington da Farmácia (MDB). O documento ressalta o "trabalho exemplar, comprometido e humanitário realizado em prol da segurança e do bem-estar da população sumareense, especialmente nas recentes ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que atingiram o município".
Conforme o vereador, durante o temporal que atingiu Sumaré no dia 3 de novembro, a Defesa Civil Municipal atuou de forma imediata, coordenada e incansável, realizando atendimentos emergenciais, orientando a população e promovendo ações de mitigação de riscos. A tempestade foi acompanhada de ventos de até 66 km/h, raios e queda de granizo, provocando danos e transtornos em diversos bairros.
"Além do atendimento emergencial, a Diretoria de Defesa Civil tem se destacado pelo trabalho preventivo e educativo, emitindo alertas meteorológicos, realizando treinamentos constantes, participando de cursos e aprimorando suas equipes de emergência. Esse esforço contínuo garante uma resposta rápida e eficaz diante de situações de crise, consolidando o órgão como referência regional em gestão de riscos e desastres", destaca Welington da Farmácia.
O vereador ainda ressalta outras ações relevantes da Defesa Civil, que incluem o monitoramento permanente das áreas de risco, a manutenção de canais de atendimento à população pelo número de emergência 199 e a difusão constante de orientações através das redes sociais oficiais, reforçando o lema da instituição: “Prevenir e salvar vidas.”
Moções
A Câmara ainda aprovou outras quatro moções, todas de congratulação. O vereador Wellington Souza (PT) homenageou a Comunidade do Samba da Feira de Sumaré, em reconhecimento à sua trajetória de dez anos de dedicação à cultura popular, à valorização do samba e à promoção de ações sociais em prol das famílias mais necessitadas do município. O mesmo vereador apresentou moção de congratulação ao grupo de capoeira Ritmo Brasil, pelo 2º lugar no geral da 2ª Copa de Capoeira de Hortolândia.
Já o vereador Valdir de Oliveira (Republicanos) prestou homenagem Jeoval Santos Andrade, em reconhecimento à sua destacada trajetória profissional e contribuição para o fortalecimento do comércio no município de Sumaré. Por fim, o vereador Allan Sangalli (PSB) homenageou o artista Deivison Silva, pela brilhante trajetória musical, pela dedicação à arte e pelas relevantes contribuições à cultura popular, que refletem talento, sensibilidade e compromisso com a valorização da música brasileira.
36ª sessão ordinária
Também na reunião desta terça-feira, os vereadores aprovaram sete requerimentos para concessão da Medalha Dorival Gomes Barroca e 14 projetos de decreto legislativo para a entrega dos títulos de Cidadão Sumareense, Cidadão Honorífico e Cidadão Benemérito.
Em regime de urgência, foram aprovados três projetos de autoria do prefeito Henrique do Paraíso. O PL nº 495/2025 altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.163, de 4 de maio de 2006, que dispõe sobre os princípios, objetivos, e diretrizes gerais das políticas públicas municipais de atendimento aos direitos das pessoas com deficiência, sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dá outras providências. Já o PL nº 496/2025 dispõe sobre a organização, competências, receitas e funcionamento do Fundo Social de Solidariedade do município. O PL nº 497/2025 inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sumaré o "Natal para Jesus".
Publicado em: 11 de novembro de 2025