O vereador Décio Marmirolli (PSDB) recebeu resposta da Secretaria Municipal de Saúde a respeito do Requerimento nº 78/12, por meio do qual pediu informações sobre falta de medicamentos e materiais para procedimentos na área da saúde.
No ofício enviado à Câmara, a secretaria afirma que, alguns itens do material de enfermagem têm estado em quantidades pequenas e assim é dada prioridade para atendimento dos serviços de urgência e emergência, e distribuído nas demais Unidades com bastante critério, até regularização do recebimento de materiais pelo município. Explica que, dos itens enumerados pelo vereador, alguns são de distribuição controlada, havendo estoque regular no almoxarifado, como SAF Gel, distribuído somente para as Unidades de referência em curativos, e quando solicitado pelo enfermeiro das Unidas que não são referência, é feita liberação conforme justificativa de uso. Os materiais para infusão de dietas (equipos e frascos de nutrição), também são de uso restrito ao PMS, SIADH e onde há algum usuário que necessite, mediante pedido especial pelo enfermeiro desta Unidade. Igualmente as sondas de nutrição. Os demais itens como torneirinhas, seringas, espátulas, uripen, algodão encontram-se no Almoxarifado.
A respeito dos Kits distribuídos, a secretaria relatou que houve realmente diminuição do número, porém este fato se deve à mudança no critério do Programa que agora atende apenas os pacientes com necessidades especiais, acamados, que não podem dirigir-se à Unidade de Saúde. Os pacientes que podem mobilizar-se, recebem suas medicações nas Farmácias das Unidades mais próximas da residência. “Com esta mudança, estamos deixando de ter medicamentos em KITS montados que não eram retirados, e ficavam estocados sem necessidade”, concluiu em nota.
Publicado em: 20 de março de 2012