Equipe da ONG “Griots - Os Contadores de Histórias” recebeu moção de congratulação no plenário da Câmara de Sumaré, durante a sessão ordinária desta terça-feira, pelo trabalho em hospitais, UPAs e lares de idosos
O vereador Tião Correa (PSDB) homenageou os voluntários do Hospital Estadual de Sumaré que atuam como contadores de histórias e palhaços. A moção de congratulação foi entregue na 27ª sessão ordinária da Câmara Municipal, que aconteceu nesta terça-feira (9). A equipe de 21 voluntários representa a ONG “Griots - Os Contadores de Histórias”, que existe desde 2003, e atua em hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e lares de idosos da Região Metropolitana de Campinas.
No documento, o parlamentar explica que os voluntários percorrem os corredores e quartos de hospitais e UPAs, fazendo visitas nos andares da pediatria, maternidade, clínica adulta e emergência. “Entre conversas, histórias e brincadeiras, [eles] têm como maior objetivo levar alegria a todos pacientes, acompanhantes e a toda equipe do hospital, desde a portaria, cozinha, enfermagem e médicos”, ressalta Tião.
A moção esclarece que todo trabalho realizado é completamente voluntário, sem nenhum vínculo empregatício, remuneração ou contrato. A equipe também trabalha arrecadando doações de brinquedos usados, que são lavados, higienizados, embalados e separados para serem dados em cada ação dentro do hospital.
“Essa equipe pega sua roupa colorida, seu sapato diferente, um chapéu engraçado, uma bolsa cheia de lembrancinhas, livros e brinquedos, e inicia sua missão por todo o hospital. Porém, mesmo com jalecos amarelos e chamativos, muitas vezes são invisíveis aos olhos de fora, mas para quem já recebeu e recebe essas visitas, isso causa um impacto imensurável. [...] Esse trabalho traz benefícios à saúde, pois a interação com palhaços proporciona momentos de descontração e alegria, afastando a tristeza e o medo associados à hospitalização”, lembra o vereador.
Estiveram no plenário para receber a homenagem os voluntários Márcio Henrique Cristino (Palhaço Dr. Brigadeiro), voluntário há 20 anos; Danielle Ramos (Palhaça Dra. Polenta), voluntária há 12 anos; Alessandra Campos (Palhaça Fofoletti), voluntária há 10 anos; Joyce Hellen Azevedo (Contadora de histórias Dra. Joy), voluntária desde 2024; e Edmara Evaristo dos Santos (Contadora de histórias), voluntária desde 2015.
“Estes voluntários merecem nosso reconhecimento e agradecimento pelo trabalho sério em levar alegria aos que passam por momentos duvidosos no ambiente hospitalar. Parabéns a todos que sabem levar alegria, sabendo-se que o sorriso cura a alma, e rir sempre é o melhor remédio”, conclui Tião Correa.
Publicado em: 10 de setembro de 2025