Notícias

Notícias da Câmara



Estudantes participam de votação do Parlamento Jovem de Sumaré

Visualize fotos

Neste ano, mais de 230 alunos do Ensino Médio disputam as 21 vagas do projeto, que dará aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina de um vereador 

As eleições para o Parlamento Jovem de Sumaré já começaram e seguem até o dia 12 de setembro. Equipes da Câmara Municipal de Sumaré percorrem 25 escolas da cidade para coletar o voto dos estudantes do Ensino Médio. Mais de 230 alunos disputam as 21 vagas do projeto, que dará aos jovens a oportunidade de vivenciar, em 2026, a rotina de um vereador e conhecer de perto o funcionamento da Câmara Municipal.

O número de inscritos (233) representa um crescimento de 40% em relação a 2025, quando 167 jovens concorreram. Para a organização, o aumento demonstra o interesse dos estudantes em participar da vida política e fortalecer a cidadania. Este ano, duas instituições estrearam no projeto: a Escola Técnica Estadual de Sumaré (Etec) e o Colégio Objetivo Erentrud.

Entre as escolas com maior número de candidatos estão a EM Dr. Leandro Franceschini (22 inscritos), a EE Ângelo Campo Dall’orto (20), a EE Professora Alice Antenor de Souza (17) e a EE Manuel Albaladejo Fernandes (16). Desde o fim de agosto, os concorrentes estão em campanha nas escolas, apresentando suas propostas aos colegas, que terão o poder do voto até o final da próxima semana.

O resultado será divulgado em 15 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. Já a posse dos novos parlamentares jovens acontecerá em 27 de novembro. Ao longo de 2026, os eleitos participarão de sessões ordinárias mensais e de atividades de formação cidadã, exercendo um papel de protagonismo na vida política local.

O Parlamento Jovem é promovido pela Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, sob a presidência do vereador Dudu Lima (Cidadania).




Publicado em: 04 de setembro de 2025