Notícias

Notícias da Câmara



Diplomas “Cida Segura” são entregues em sessão solene

Diplomas “Cida Segura” são entregues em sessão solene
Visualize fotos

A Câmara Municipal de Sumaré entregou na terça-feira (06), em sessão solene, diplomas de Honra ao Mérito “Cida Segura” à mulheres que tenham se destacado em trabalhos voltados para a população sumareense. As homenagens foram motivadas por projeto de decreto legislativo de autoria da então vereadora Rosa Rodrigues (PT) em 2009, tendo sua primeira edição em 2010.

Foram homenageadas: Maria do Carmo Ferreira, Maricy das Graças Mobilon, Gloria de Jesus Fiel, Marina Conceição Barreto, Roseli Melo, Anedite Oliveira Rios Bezerra, Eliana Aparecida Mattos e Augusta de Cerqueira Simião.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Dito Lustosa (PCdoB), o vice-presidente vereador Dalmo Machado (PSDB) e outros 10 vereadores.


BREVE HISTÓRICO DAS HOMENAGEADAS
Maria do Carmo Ferreira – Homenageada pelo vereador Dito Lustosa (PCdoB)
Foi Zeladora da Igreja Santa Bárbara, local em que trabalhava voluntariamente. Com seus 74 anos de vida dona Maria é exemplo de lutas e conquistas, Apesar de toda a sua idade ainda faz parte dos grupos da igreja e participa do teatro estando sempre de bem com a vida.

Maricy das Graças Mobilon – Homenageada pelo vereador Dalmo Machado (PSDB)
Acompanhou a evolução da Educação no Bairro (Matão), assumindo a direção da E.M. Jardim Lúcia (antigo CRIS) e acompanhando sua construção. Com isso agregou parcerias com empresas que, num gesto de reconhecimento, envolvimento e incentivo, oportunizou a valorização de cada segmento profissional, trouxeram muita ajuda e proporcionaram momentos inesquecíveis aos alunos.

Gloria de Jesus Fiel – Homenageada pelo vereador José Tavares de Siqueira (PSB)
Irmã Glorinha, como é conhecida na região, é evangélica da igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira. Contribui realizando ações de solidariedade, onde com ajuda e apoio de moradores e fieis da igreja faz arrecadação de roupas e cestas básicas, distribuindo para famílias carentes.

Marina Conceição Barreto – Homenageada pela ex-vereadora Rosa Rodrigues
Foi integrante da Missão de São Francisco de Assis, entidade esta que distribuía alimentos, cobertores, palavras calorosas de amor e fé nas noites frias de São Paulo. Em 2011, conseguiu abrir uma casa, um lar de idosos que se chama Casa Lar do Idoso Bem Viver na qual é presidente.

Roseli Melo – Homenageada pela ex-vereadora Rosa Rodrigues
Durante o ensino médio já participava de ações comunitárias com adolescentes grávidas e mães solteiras. Formou-se em Psicologia na PUCCAMP. Mesmo antes do SUS, fez parte do grupo de estagiários em psicologia num Posto de Saúde em Campinas. Trabalhou também com crianças e adolescentes carentes num projeto chamado Faislandia (férias felizes e saudáveis).

Anedite Oliveira Rios Bezerra – Homenageada pelo vereador Roberto Vensel (PT)
Visitou escolas aplicando a Vitamina A e ajudando no cuidado da Saúde de nossas crianças. Foi uma das fundadoras do Conselho de Saúde do Jardim Dall’Orto e como fruto de muita luta a Unidade de Saúde de sua região foi inaugurada há aproximadamente 6 anos. Neste ano foi eleita Presidente do Conselho de Saúde e acumula esta atividade com a de Esposa, Mãe e Avó.

Eliana Aparecida Mattos – Homenageada pelo vereador Roberto Vensel (PT)
Esteve presente nos trabalhos da Unidade de Saúde do Jardim Vasconcelos desde a sua fundação há aproximadamente 17 anos, tendo como fruto de suas lutas a ampliação da Unidade e a instalação de uma sala para a realização de pequenas cirurgias. Hoje atua como Gerente na unidade e afirma ainda ter muitos sonhos e lutas para a melhoria da qualidade de vida do povo de sua região.

Augusta de Cerqueira Simião – Homenageada pelo vereador Niraldo Ferreira de Siqueira (PCdoB)
Exerce a função de recreacionista na EMEI Parque das Nações. Augusta acrescenta que trabalha por amor e que tem consciência de sua responsabilidade pela etapa mais importante da vida das crianças. Esta homenagem não se deve só ao fato do belo trabalho que ela desenvolve na EMEI, mas por uma admiração pessoal, pois se trata de uma pessoa guerreira que apesar de todos os obstáculos continua desempenhando suas funções de mãe, esposa, avó e recreacionista e de ser humano de forma exemplar.


PORQUE CIDA SEGURA?
Maria Aparecida de Jesus Segura (1956-2003), vítima de um aneurisma cerebral, nos deixou em 27 de junho de 2003, durante aula de curso pré-vestibular (ela iria concretizar mais um sonho: o de ingressar no curso de Direito). Quando saiu do Estado de Minas Gerais foi para o norte do Paraná em Califórnia. De lá a família migrou para Sumaré, em especial no Jardim Rosolem, hoje pertencente ao município vizinho de Hortolândia, onde foi catequista e depois ingressou no Convento das Franciscanas em Campinas e Piracicaba, somente depois com da morte do seu pai, ingressou de vez na luta pela Reforma Agrária.
Liderando grandes ocupações em áreas da FEPASA, e outras áreas como, por exemplo, em Mogi Mirim, Alambari e Itapetininga. Juntamente com as Mulheres da Terra, liderou a construção da Escola do Assentamento II de Sumaré, que recebe o seu nome, e também foi a principal lutadora para que Sumaré tivese o seu primeiro PSF (Programa Saúde da Família). Construiu juntamente com as mulheres assentadas e quilombolas do Estado de São Paulo a OMAQUESP (Organização das Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo, hoje com sede em Araras). Também foi militante das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e também do Partido dos Trabalhadores.  




Publicado em: 07 de março de 2012