Encontro realizado na seda da Câmara sumareense reuniu representantes do Poder Legislativo dos 20 municípios da RMC
Vereadores das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas se reuniram na Câmara Municipal de Sumaré, na manhã desta sexta-feira (16), para o terceiro encontro do Parlamento da RMC. A iniciativa reúne representantes do Poder Legislativo em encontros mensais para debater problemas e soluções de interesse regional. A sessão foi conduzida pelo presidente do Parlamento da RMC, vereador Luiz Rossini, chefe do Legislativo de Campinas. O anfitrião do evento, vereador Hélio Silva, presidente da Câmara de Sumaré, é o 1º vice-presidente do Parlamento da RMC.
A reunião desta sexta teve como tema as Escolas do Legislativo. Os vereadores compartilharam experiências sobre a implementação das escolas em suas cidades, destacando os desafios enfrentados e os benefícios para a formação de vereadores e a politização da população. A diretora acadêmica da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) e presidente da Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas (Apel), Nely Castanheira, ministrou uma palestra sobre o tema.
O presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Sumaré, vereador Dudu Lima, falou sobre o trabalho do órgão no município e contou sua experiência como parlamentar jovem, entre os anos de 2006 e 2007. A coordenadora pedagógica da escola, professora doutora Geisa Cavalcanti Vaz Mendes, destacou os três eixos de atuação do projeto: a capacitação profissional de servidores e vereadores, as visitas de estudantes das escolas municipais e estaduais à Câmara, e o Parlamento Jovem, projeto voltado para estudantes do Ensino Médio que busca oferecer a vivência das rotinas parlamentares e das funções da Câmara.
Deliberações
Durante a reunião do Parlamento da RMC, foram aprovadas duas moções de apelo apresentadas pelos vereadores Professor Adriel e Beto Carvalho, ambos de Monte Mor. A primeira moção, endereçada ao Governo do Estado, à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e à concessionária Rodovias do Tietê, solicita a implementação de faixas adicionais na rodovia SP-101, entre Campinas e Hortolândia, para reduzir engarrafamentos na via. A segunda moção, encaminhada ao Governo do Estado, pede soluções definitivas para as enchentes causadas pelo rio Capivari, em Monte Mor e cidades vizinhas.
O vereador Tiago de Paula, de Vinhedo, propôs a criação de um selo de inspeção regional para produtos alimentícios da Região Metropolitana de Campinas, visando fomentar o desenvolvimento econômico local. Por sugestão do presidente Luiz Rossini, a proposta será encaminhada à Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), autarquia estadual que tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na RMC.
Também foi lido ofício do vereador Jedson Panegassi, da Câmara de Pedreira, relatando o descumprimento, por parto do Governo do Estado, do direito de estudantes com deficiência terem acompanhamento de professores tutores em sala de aula. Por fim, foi aprovada a criação da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Parlamento da RMC, sob presidência do vereador Tiago de Paula, de Vinhedo.
Parlamento da RMC
O Parlamento da RMC funciona como um espaço de cooperação, em que vereadores e gestores públicos das 20 cidades da região se encontram para debater e sugerir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
A diretoria eleita para o biênio 2025-2026 é composta pelos vereadores Luiz Rossini, de Campinas (presidente); Hélio Silva, de Sumaré (1º vice-presidente); Beto Carvalho, de Monte Mor (2º vice-presidente); Adalberto Bergo Filho, de Santo Antônio de Posse (1º secretário); João Rafael Cavenaghi, de Pedreira (2º secretário); Oseias Domingos Jorge, de Nova Odessa (3º secretário); Ramon Lamartine de Moraes, de Morungaba (1º tesoureiro); e Rodrigo Reis de Souza, de Jaguariúna (2º tesoureiro).
Publicado em: 16 de maio de 2025