O presidente da Câmara, Dito Lustosa (PCdoB), recebeu nesta terça-feira, a visita da produtora do primeiro documentário sobre a história de Sumaré até o tempo atual, Ana Beraldo.
O documentário “Sumaré - História Viva” reconstrói a história de Sumaré por meio de múltiplas vozes. Essa é a proposta do documentário que tem produção da jornalista Ana Beraldo, de São Paulo, em parceria com a Produtora Frame, de Sumaré.
Desenvolvido sob o patrocínio da Lei Rouanet – Ministério da Cultura –, o projeto tem também o patrocínio da Honda Automóveis do Brasil e o apoio da Prefeitura de Sumaré.
O documentário aborda três temas. Da sesmaria à modernidade reconta a trajetória do município de Sumaré desde a época que pertencia à sesmaria da região de Campinas até os dias atuais. O segundo tema, a Emancipação de Hortolândia – a busca de uma identidade – retrata o processo pró-emancipatório do então distrito de Hortolândia, que pertenceu a Sumaré até 1991. E, por último, o Assentamento 1 – a terra e sua gente – enfoca os 27 anos de história do Assentamento, considerado modelo de reforma agrária no Brasil.
Publicado em: 12 de janeiro de 2012