Notícias

Notícias da Câmara



Câmara vota distribuição de protetores auriculares para alunos com autismo em Sumaré

Visualize fotos

 

Projeto do vereador Alan Leal está na pauta da 9ª reunião ordinária do ano, que acontece nesta terça-feira

 

Na sessão da Câmara de Sumaré desta terça-feira (1º), os vereadores votam o Projeto de Lei nº 244/2025, que institui o fornecimento de protetor auricular para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que frequentam a rede municipal de ensino. De autoria do vereador Alan Leal (PRD), a proposta compõe, juntamente com outro projeto, a Ordem do Dia da 9ª reunião ordinária e 2025, que tem início marcado para 10h e contará com transmissão online pelo Youtube.

De acordo com o PL, entende-se por criança com TEA aquela que possua diagnóstico baseado na Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O fornecimento de protetores auriculares para elas será gratuito e deverá ser realizado no âmbito da rede municipal de ensino.

Ainda segundo a proposta, os protetores auriculares terão como objetivo principal minimizar o impacto de ruídos e abafar barulhos excessivos, especialmente no ambiente escolar, com o intuito de melhorar a qualidade de aprendizado e bem-estar das crianças com hipersensibilidade auditiva, prevenindo crises e desconfortos.

Na justificativa do projeto, Alan Leal afirma que “o fornecimento dos protetores é uma medida simples, mas de grande impacto para minimizar os efeitos da hipersensibilidade auditiva, proporcionando um ambiente mais confortável e acessível para essas crianças. A iniciativa está alinhada com a Lei Federal nº 12.764/2012, garantindo direitos fundamentais para o desenvolvimento e inclusão desses indivíduos. Além de proporcionar mais qualidade de vida para as crianças com TEA, essa medida também beneficiará a dinâmica escolar, permitindo que professores e profissionais da educação trabalhem de maneira mais eficaz com os alunos que necessitam desse suporte”, completa o vereador.

 

Ordem do Dia

Também na sessão desta terça-feira, estará em debate o PL nº 188/2025, que institui a Semana Cultural Mostre seu Talento no município. Apresentada pelo vereador Prof. Edinho (Republicanos), a proposta tem como objetivos estimular o potencial artístico de pessoas ou grupos que estão se destacando na comunidade; propiciar mecanismos para o aperfeiçoamento do potencial artístico; desenvolver atividades que possam desabrochar e aprimorar o potencial artístico reconhecido pela sociedade.

 

 




Publicado em: 31 de março de 2025