Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores aprovam criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down em Sumaré

Visualize fotos

Projeto do vereador César Bianchi recebeu 19 votos favoráveis na sessão ordinária desta terça-feira 

A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (11), a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down (CISD) no município. O Projeto de Lei nº 161/2025, que concebe o documento, foi apresentado, em regime de urgência, pelo vereador César Bianchi (PP), e recebeu 19 votos favoráveis em plenário. Após a aprovação, a proposta deve seguir para a sanção do prefeito Henrique do Paraíso.

Segundo a projeto, a carteira será expedida sem qualquer custo, no prazo máximo de quinze dias, mediante requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico e documentos pessoais. A CISD deverá ser numerada, para que seja possível realizar a contagem dos beneficiários.

As informações contidas na carteira são o nome completo do titular; o número do documento de identidade e do CPF; o nome do responsável legal, quando aplicável; o endereço e o telefone para contato em caso de emergência; e a indicação do número do cartão de estacionamento, caso tenha sido solicitado junto ao órgão competente. A carteira seguirá as diretrizes previstas na legislação vigente que garante os direitos das pessoas com deficiência, especialmente a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

A propositura especifica ainda que a CISD terá prazo de validade indeterminado e, caso haja alguma necessidade de renovação, fica dispensada a apresentação de novo laudo médico. Para fins de estacionamento, a carteira poderá substituir o cartão de estacionamento quando não houver outro documento já expedido pelo órgão competente.

O vereador considera que “atualmente, as famílias enfrentam dificuldades na comprovação rápida da condição em situações cotidianas, o que pode comprometer a inclusão e o acesso a políticas públicas voltadas a esse público. A criação da CISD visa garantir mais autonomia e segurança para as pessoas com Síndrome de Down, seus familiares e responsáveis, proporcionando um documento oficial que facilite o acesso prioritário a serviços públicos e privados, maior agilidade na identificação do beneficiário em atendimentos de emergência, comprovação mais ágil da condição para obtenção de benefícios e direitos garantidos por lei, além da inclusão do número do cartão de estacionamento para facilitar a mobilidade”, afirma César.




Publicado em: 12 de fevereiro de 2025