Notícias

Notícias da Câmara



Parlamento Jovem de Sumaré tem primeira sessão de 2025 neste sábado

Visualize fotos

Na reunião, jovens elegem nova Mesa Diretora e participam de atividade formativa sobre redação de proposituras

 

O Parlamento Jovem da Câmara de Sumaré se reúne neste sábado (8), a partir das 9h, no Plenário José Maria Matosinho, para realizar a primeira sessão de 2025. Na ocasião, será escolhida a Mesa Diretora para liderar os trabalhos no primeiro semestre, além de serem realizados a posse dos parlamentares suplentes e o sorteio que define um vereador padrinho para cada estudante. Após a reunião, os jovens participam de uma palestra formativa ministrada pela coordenadora acadêmica da Escola do Legislativo, Profa. Dra. Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes.

Para a Mesa Diretora, devem ser escolhidos cinco dos 21 parlamentares jovens eleitos. Eles assumem os cargos de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Os estudantes devem formar chapas concorrentes, e será eleita aquela com maioria de votos. Em seguida, será realizado o sorteio de apadrinhamento dos estudantes, em que cada um passa a ter um vereador para contar como padrinho ao longo do mandato de um ano.

 Por fim, os jovens participam da palestra “O processo legislativo: redação das proposições”, apresentada pela Profa. Dra. Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, coordenadora acadêmica da Escola do Legislativo. O objetivo da atividade formativa é o de proporcionar conhecimentos sobre a redação legislativa, para que os parlamentares jovens possam elaborar proposições concisas, coesas e coerentes que atendam às necessidades da sociedade. A exposição pode ser acompanhada ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

 A sessão deve contar com a presença do Presidente da Escola, vereador Dudu Lima (Cidadania) e do Diretor Hélio Ricardo de Almeida. Para o vereador, “a Escola do Legislativo desempenha um papel importante ao aproximar a população e os jovens sumareenses da Câmara, promovendo conhecimento sobre como funciona o Legislativo e o papel dos vereadores, fortalecendo a educação cidadã. Eu tive a honra de ter sido parlamentar jovem em 2007 e acredito na força de engajamento e transformação desse projeto. Retornar como vereador e reassumir a presidência da Escola é a oportunidade de renovar nosso compromisso em construir uma Sumaré mais participativa e com responsabilidade social”, conclui Dudu.




Publicado em: 05 de fevereiro de 2025