Veja como ficou a composição das vagas no Legislativo sumareense
Após o fim do período eleitoral, quando são impostas restrições à publicidade institucional dos órgãos públicos, a Câmara Municipal de Sumaré retoma a divulgação de notícias em seu portal oficial. Também estão de volta as postagens em seus perfis nas redes sociais (Instagram e Facebook) e a veiculação do podcast Resumo da Semana, no canal do Legislativo no Spotify. As restrições impostas pela Justiça Eleitoral visam garantir a isonomia entre os candidatos e evitar o uso da máquina pública para influenciar o processo eleitoral. Durante o período eleitoral, as sessões ordinárias foram realizadas normalmente, com permissão de entrada do público e transmissão ao vivo pela internet. A íntegra de todas as reuniões está disponível no canal da Câmara no YouTube.
O pleito realizado no dia 6 de outubro revelou uma renovação da ordem de 43% das cadeiras de vereadores. Dos 21 atuais parlamentares, 4 não disputaram a reeleição, 12 conseguiram se reeleger para a próxima legislatura e 4 ficaram como suplentes. Apenas o vereador Sirineu Araújo (PRTB) não se reelegeu nem ficou como suplente.
Dos 9 novos vereadores, 7 já tiveram passagens pela Câmara am anos anteriores, sendo eleitos diretamente ou assumindo temporariamente como suplentes: Wellington da Farmácia (MDB), Fabinho (PSD), Allan Sangalli (PSB), Dudu Lima (Cidadania), Geraldo Medeiros (PT), Professor Edinho (Republicanos) e Tavares (PL). Apenas dois são completamente novatos no legislativo: Wellington Souza (PT) e Cezão da Farmácia (PP).
O que as urnas também revelaram é que o eleitorado de Sumaré segue escolhendo apenas homens para o Parlamento. Apesar de 51,88% do eleitorado municipal ser formado por mulheres (105.327 contra 97.672 homens), nenhuma candidata do sexo feminino foi eleita. Na história da cidade, apenas três mulheres já ocuparam o cargo de vereadora.
Já quando se analisa a composição da bancada partidária, Cidadania e Republicanos foram os partidos que mais elegeram vereadores, com três parlamentares cada. Já o PSB, PSD, PT e União Brasil elegeram dois vereadores cada um. Os demais partidos que conquistaram vaga no Legislativo terão apenas um representante cada: MDB, PDT, PL, PP, PRD, PSB e PV.
A posse dos 21 vereadores eleitos, do prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) e do vice-prefeito Andre da Farmácia (MDB) está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, a partir das 10h, no salão social do Clube Recreativo de Sumaré. A cerimônia é organizada pela Câmara e terá transmissão ao vivo pelo canal do Legislativo no YouTube.
Alan Leal (PRD) - 3.376 votos
Joel Cardoso (PSD) - 2.884 votos
João Maioral (PDT) - 2.685 votos
Tião Correa (PSDB) - 2.490 votos
Rai do Paraído (Republicanos) - 2.261 votos
Wellington da Farmácia (MDB) - 2.249 votos
Valdir de Oliveira (Republicanos) - 2.217 votos
Hélio Silva (Cidadania) - 1.916 votos
Wellington Souza (PT) - 1.900 votos
Rodrigo Digão (União Brasil) - 1.842 votos
Fabinho (PSD) - 1.728 votos
Allan Sangalli (PSB) - 1.716 votos
Lucas Agostinho (União Brasil) - 1.665 votos
Dudu Lima (Cidadania) - 1.647 votos
Pereirinha (Cidadania) - 1.561 votos
Rudinei Lobo (PSB) - 1.491 votos
Geraldo Medeiros (PT) - 1.431 votos
Professor Edinho (Republicanos) - 1.377 votos
Ney do Gás (PV) - 1.329 votos
Tavares (PL) - 1.196 votos
Cezão da Farmácia (PP) - 1.081 votos
Cidadania - 3
Republicanos - 3
PSB - 2
PSD - 2
PT - 2
União Brasil - 2
MDB - 1
PDT - 1
PL - 1
PP - 1
PRD - 1
PSDB - 1
PV - 1
Publicado em: 29 de outubro de 2024