Notícias

Notícias da Câmara



Parlamento Jovem realiza última sessão ordinária do ano

Visualize fotos

Em 2024, novo grupo de 21 jovens passará pela experiência de atuar como vereador

O Parlamento Jovem de Sumaré se reuniu para a última sessão ordinária do ano. O encontro ocorreu na manhã de sábado (25). Dois projetos de lei de autoria dos parlamentares jovens Matheus Coimbra e Aron Mapelli foram aprovados. O PL nº 04/2023 dispõe sobre a proteção das pessoas com espectro autista no município. Já o PL nº05/2023 sugere a criação de uma caixa de sugestões na Câmara Municipal.

Como o objetivo do Parlamento Jovem é simular as vivências do Poder Legislativo entre os adolescentes, os projetos aprovados não têm força de lei, mas refletem as aspirações dos jovens e podem inspirar políticas públicas efetivas.

Ainda durante a sessão de sábado, foram lidas duas indicações da parlamentar jovem Sarah Julya, que pede troca de lâmpada na Rua Germano Yanssen, no bairro Vila Santa Terezinha. O presidente da Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, vereador Valdir de Oliveira (Republicanos), esteve presente à sessão, assim como o vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania).

Este foi o último encontro da atual legislatura do Parlamento Jovem. No próximo ano, outros 21 estudantes assumirão as vagas. Durante encontros mensais, eles participarão de atividades de formação e de sessões ordinárias, momento em que poderão propor projetos de lei, moções e indicações. Na primeira reunião do grupo, será eleita a Mesa Diretora do primeiro semestre e também será realizado o sorteio dos vereadores padrinhos dos parlamentares jovens.




Publicado em: 27 de novembro de 2023