Indicação apresentada pelo parlamentar, que destaca aumento da incidência da doença no município, foi lida na reunião da Câmara desta terça-feira
O vereador Alan Leal (Patriota) apresentou, durante a última sessão da Câmara de Sumaré, ocorrida nesta terça-feira (17), uma indicação ao prefeito municipal e ao departamento competente, solicitando providências para controle e prevenção da esporotricose na cidade. O documento destaca o aumento da distribuição mundial da enfermidade, por conta da ocorrência de transmissão entre animais e seres humanos, o que a caracteriza como preocupação de saúde pública.
Segundo a indicação, o gato é atualmente o principal transmissor da doença, que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A infecção pode afetar tanto humanos quanto animais e ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes.
O parlamentar ressalta o aumento de casos nas regiões do Picerno, Nova Veneza, Matão, Área Cura, Maria Antônia e Centro, mais precisamente nos bairros Basilicata, Jardim do Trevo, Fantinati, Denadai, Parque Florely, Jardim Alvorada e Jardim Vitória. “Solicito providências urgentes para controle e prevenção dessa zoonose, de forma que a população sumareense, bem como nossos animais domésticos e de rua possam receber atendimento adequado quando constatada a infecção pela doença, e seja realizada a devida prevenção”, finaliza Alan Leal.
Publicado em: 19 de outubro de 2023