Moção de apelo ao governador Tarcísio de Freitas foi aprovada pela Câmara Municipal de Sumaré na sessão ordinária desta terça-feira
Uma moção de apelo aprovada pela Câmara Municipal de Sumaré ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cobra atendimento adequado aos autistas na unidade do Poupatempo de Sumaré. O documento foi apresentado pelo vereador Alan Leal (Patriota) e aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária de terça-feira (3).
A moção nº 182/2023 foi apresentada após uma criança autista ter seu dedo ferido durante o procedimento de coleta de impressões digitais para a confecção de seu RG, no Poupatempo do município. Conforme o vereador, a mãe da criança relatou que o documento chegou a ficar com as imagens das digitais irregulares, devido à situação ocorrida.
"Esse não é um caso isolado, tendo já havido outras situações similares com outras crianças autistas, por isso se faz necessário que medidas urgentes sejam tomadas", revela o vereador, na moção.
"Apesar de sua grande importância como ponto de acesso a serviços públicos, é fundamental que a Unidade do Poupatempo em Sumaré leve em consideração a diversidade do público que a utiliza, especialmente as pessoas autistas. Devido à sua condição, muitos indivíduos autistas podem ser sensíveis a estímulos sensoriais e enfrentar desafios adicionais durante o atendimento. Portanto, é crucial que a unidade adote medidas inclusivas e de sensibilização para garantir que o ambiente e o atendimento sejam adaptados para acomodar as necessidades específicas dessas pessoas, proporcionando a elas uma experiência positiva e acessível", completa Alan Leal.
O vereador sugere investimentos em capacitação, o que poderá contribuir para garantir um ambiente mais inclusivo e acolhedor, permitindo que os funcionários compreendam as necessidades específicas das pessoas autistas.
Outra sugestão do parlamentar é a implantação de uma “Sala de Regulação Sensorial”, similar à proposta que tramita na Câmara Municipal de Sumaré, por meio do Projeto de Lei nº 145/2023, de autoria do próprio vereador. A sala busca ser um espaço especialmente designado para oferecer conforto, segurança e estímulo sensorial adequado, contribuindo para o restabelecimento do bem-estar e o acolhimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, evitando a manifestação ou o agravamento de crises sensoriais.
Publicado em: 05 de outubro de 2023