Projeto do presidente da Câmara, vereador Hélio Silva, que pretende promover a partilha de experiências entre os pacientes, será votado na reunião ordinária desta terça-feira
Os vereadores de Sumaré se reúnem em plenário, nesta terça-feira (3), a partir das 15h, para votar o Projeto de Lei nº 150/2023, que cria o Projeto “Grupo de Apoio a Mulheres e Homens com Câncer” na Rede Pública de Saúde e Assistência Social do município. Apresentado pelo presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva (Cidadania), a proposta tem o intuito de promover o compartilhamento de experiências e uma melhor qualidade de vida e autoestima aos pacientes. A sessão ordinária poderá ser acompanhada através do canal da Câmara no YouTube.
De acordo com a propositura, o cadastramento dos munícipes poderá ser realizado pelas Unidades de Saúde, e as reuniões do grupo poderão ser desenvolvidas periodicamente na Base de Excelência da Mulher e Base de Excelência do Homem. O projeto tem como objetivos promover o conhecimento sobre os direitos das pessoas com câncer; estimular discussões e compartilhamento de experiências, histórias de superação e expectativas que cercam os envolvidos, incentivando a luta contra a doença.
O grupo tem, ainda, como intenção a promoção do conhecimento interpessoal e fortalecimento de vínculos; o acompanhamento assistencial humanizado a todos os pacientes e suas famílias; além do trabalho com a autoestima das mulheres e homens com câncer e a quebra de tabus e sentimentos negativos proporcionados pela doença.
Para o presidente Hélio, “a inserção dessas pessoas em grupos de apoio, com suporte profissional psicológico e assistencial, pode contribuir significativamente para que os mesmos tenham a oportunidade de trocar experiências, desenvolver a autoestima, redescobrir a vontade de viver, enfrentar barreiras e superá-las, desmistificar preconceitos e minimizar o sofrimento por eles enfrentado. Com as informações recebidas no grupo, é possível diminuir o nível de ansiedade em relação à evolução da doença e ao tratamento, facilitando a aceitação, por meio da participação em encontros semanais ou quinzenais, tendo oportunidade de trocar experiências e vivências, desenvolvendo assim, uma reciprocidade de desenvolvimento natural de socialização e integração”, finaliza.
SESSÃO ORDINÁRIA
Também na sessão desta terça-feira, os parlamentares debatem o Projeto de Lei nº 178/2023, de autoria do vereador Rai do Paraíso (Republicanos), que institui, no Calendário Oficial do Município, o Dia da Poesia.
Serão votados ainda o PL nº 215/2023, que dispõe sobre a instituição da prática de Telessaúde no âmbito do município, apresentado pelo vereador Andre da Farmácia; e o PL nº 260/2023, do vereador Tião Correa (PSDB), que denomina a Rua 06 do loteamento denominado Parque Yolanda e Rua 03 do loteamento denominado Jardim Morumbi, de Rua Adriano Conceição do Nascimento (Xepa).
Publicado em: 03 de outubro de 2023