O evento municipal acontecerá em novembro e a primeira reunião foi realizada nessa semana
O município de Sumaré foi a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a convocar, em 31 de agosto, através de Decreto do prefeito José Antonio Bacchim (PT), a Conferência sobre Transparência e Controle Social. Nesta segunda-feira, 12, a Comissão Organizadora do evento fez a primeira reunião. O encontro foi no auditório da Casa da Cidadania, na Avenida Sete de Setembro, 950, na Vila Menuzzo. A próxima reunião da Comissão Organizadora foi marcada para 21 de setembro, na Câmara Municipal de Sumaré, Travessa 1º Centenário, Centro, das 18 às 19h30.
Segundo Luis Carlos Gonçalves, especialista em cidadania da secretaria municipal de Governo e Participação Cidadã e coordenador da comissão organizadora, a Conferência será uma oportunidade do poder público apresentar os mecanismos criados para o acesso às informações de interesse público, bem como, da parte da sociedade civil. “Será um momento oportuno para apresentar sugestões de aperfeiçoamento destes mecanismos na garantia do direito de todo cidadão ao pleno conhecimento dos atos públicos”, disse.
Segundo o diretor da secretaria administrativa da Câmara, Amilton Hoffman, a participação do cidadão na gestão dos recursos públicos é fundamental. “É importante para que a sociedade como um todo conheça os mecanismos já existentes de transparência aqui na Câmara. E também para que possa participar dando sugestões para melhorar ou criar novos mecanismos de controle”, disse.
Decreto
No último dia 31 de agosto, através do Decreto nº 8.566, o prefeito de Sumaré José Antonio Bacchim (PT) convocou a I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, como etapa integrante da Conferência Nacional de mesmo tema.
A Conferência Municipal será dia 12 de novembro deste ano e terá como objetivos, dentre outros, debater e propor ações de promoção da participação social e de fortalecimento da interação entre sociedade civil e governo e eleger delegados às próximas etapas.
O mesmo Decreto criou a Comissão Organizadora para planejar e executar a organização e o funcionamento. Participam da Comissão representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Paróquia Sant’Ana, do Conselho de Pastores, da CUT, da OAB, do Rotary Sumaré-Ação, do Lions Clube, da Consabs e de Conselhos Gestores de Políticas Públicas, num total de 16 pessoas.
Na reunião de ontem 12 de setembro, estiveram na pauta os seguintes assuntos: Apresentação, objetivos e metodologia da Conferência, bem como a discussão sobre as formas de divulgação e mobilização.
Publicado em: 20 de setembro de 2011