Notícias

Notícias da Câmara



Transplantados poderão ter atendimento preferencial em Sumaré

Visualize fotos

 

PL de Ulisses Gomes, que obriga assistência especial em estabelecimentos do município, foi aprovado na última reunião da Câmara

Na sessão ordinária da Câmara de Sumaré ocorrida nesta terça-feira (29), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 185/2023, que dispõe sobre o atendimento preferencial de pessoas transplantadas em estabelecimentos comerciais, públicos, de serviços e similares no município. De autoria do vereador Ulisses Gomes (PT), a propositura recebeu 19 votos favoráveis e deve seguir para avaliação do Executivo. 

O PL garante o direito ao atendimento preferencial à pessoa transplantada mediante a apresentação de identificação da ocorrência de transplante ou documento equivalente. A obrigatoriedade de disponibilizar esse tipo de assistência abrange bancos, cooperativas de crédito, casas lotéricas, supermercados, hipermercados, além de setores de atendimento administrativo e de saúde, em órgãos públicos situados no município.

De acordo com a proposta, os estabelecimentos deverão manter em local visível placas especificando a prioridade a pessoas transplantadas, com o número da legislação correspondente. Em caso de descumprimento, o infrator incorrerá em advertência por escrito, na primeira autuação, seguida de suspensão das atividades e cassação do alvará de funcionamento.

Segundo o parlamentar, “por mais que seja recomendado que pacientes transplantados evitem ambientes fechados e com aglomeração, muitas vezes é necessário que frequentem ambientes públicos diversos. Nosso projeto assegura que essas pessoas não precisem esperar muito tempo em filas, através do atendimento preferencial, o que evita que estejam vulneráveis e suscetíveis a um ciclo perigoso de infecções”, defende Ulisses.

 

 




Publicado em: 01 de setembro de 2023