Notícias

Notícias da Câmara



Projeto aprovado pela Câmara quer levar mais cor às escolas de Sumaré

Visualize fotos

De autoria do vereador Digão, programa Colorindo a Escola prevê a implantação das atividades artísticas e lúdicas de pintura nas paredes e muros das unidades de ensino da rede municipal

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou o Projeto de Lei nº 124/2023, de autoria do vereador Digão (União Brasil), que cria o Programa Colorindo a Escola na rede pública municipal de ensino. O programa tem como fundamento a promoção e a implantação das atividades artísticas e lúdicas de pintura nas paredes e muros das escolas. O PL foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (29) e segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.

O Programa Colorindo a Escola tem como objetivo promover a socialização entre crianças e adolescentes, interação entre docentes e discentes, o incentivo das crianças e jovens por meio da pintura, promovendo o conhecimento artístico e cultural. "A arte é um tema universal e de grande extensão no mundo e traz em seu bojo a relação entre o ser humano e as formas de exprimir os acontecimentos da vida, da política e principalmente na formação pessoas críticas e conscientes", defende o vereador Digão.

Caso o projeto seja sancionado e se torne lei, as próprias escolas da rede municipal irão promover metodologias de escolha entre o corpo discente a fim de definir quais desenhos serão selecionados e posteriormente pintados nos muros e paredes das escolas.

Ao defender o projeto, o parlamentar diz que "o ensino e a aprendizagem dos conhecimentos artísticos e da pintura nas escolas favorecem o respeito entre as pessoas promovendo um diálogo intercultural e abrindo espaços a multietnicidade, além de aprimorar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e físico dos estudantes".

Para a execução do Programa Colorindo a Escola, poderá haver a participação de pessoas físicas, voluntárias, oriundas das famílias dos corpos docentes e discente, bem como da comunidade do entorno da escola, desde que devidamente autorizado pela direção escolar.




Publicado em: 01 de setembro de 2023