Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal destaca importância do evento para a comunidade e institui festividades no mês de agosto
Tramita na Câmara de Sumaré o Projeto de Lei nº 203/2023, que institui a Festa Religiosa e Social do Senhor Bom Jesus como um evento oficial do calendário do município. Apresentada pelo vereador Tião Correa (PSDB), a proposta determina que o evento será realizado anualmente, na semana do dia 6 de agosto, data em que se celebra a “Transfiguração do Senhor”. O PL ainda deve passar pela avaliação das comissões parlamentares para ser votado em plenário.
Segundo o projeto, a festa tem como objetivo valorizar as tradições culturais, artísticas e religiosas da comunidade cristã, promovendo a integração e coesão social, oferecendo entretenimento e lazer para os moradores da cidade. Assim, as festividades podem contar com missas e celebrações, feira de artesanato, culinária local, jogos tradicionais, bem como exposições sobre a história da comunidade. A organização do evento contará com a participação ativa da população e poderão ser formalizados convênios e o apoio da administração pública e iniciativa privada.
De acordo com o vereador, “a comunidade do Senhor Bom Jesus tem uma história rica e significativa, sendo um elemento fundamental do nosso município por mais de cem anos. A celebração da festa tem sido uma tradição central na vida da comunidade, não apenas como um evento religioso, mas também como um momento de coesão e celebração para os seus membros. A instituição das comemorações no calendário oficial do município reconhecerá sua importância cultural e espiritual e preservará sua identidade única para as gerações futuras”, completa Tião.
Publicado em: 25 de agosto de 2023