Notícias

Notícias da Câmara



Câmara oferece palestra sobre defesa pessoal

Visualize fotos

Capacitação será ministrada por instrutor de Krav Magá e Kapap; palestra integra atividade do Agosto Lilás - pelo fim da violência contra a mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Sumaré irá promover uma palestra sobre defesa pessoal. A capacitação será oferecida pelo guarda civil municipal Ricardo Santos Aguiar, representante na RMC da Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap. A palestra, que acontece como parte das comemorações do Agosto Lilás - pelo fim da violência contra a mulher, será realizada no dia 31 de agosto, às 9h30, no plenário da Câmara. O evento é aberto a servidores e servidoras da Câmara e ao público em geral, com transmissão ao vivo pelo YouTube (https://www.youtube.com/@CamaraSumare ).

O objetivo da palestra é apresentar informações sobre como ter um comportamento seguro através de princípios básicos e avançados de defesa pessoal, capacitando o público para defesa em caso de ocorrência de situação perigosa.

Segundo a Procuradora Especial da Mulher, Michele Tome, “nas ruas, nas residências, em qualquer local cotidiano, a mulher é assediada e sofre inúmeros tipos de violência. Esse tipo de situação, embora absurdamente frequente, não deve ser naturalizado. Pensar em reconhecimento de riscos é um elemento importante na construção de uma conscientização que garanta a integridade das mulheres. A proposta não é o combate da violência por meio de ações reativas, mas ajudar na percepção de situações de riscos e propor meios para se desvencilhar dessa condição de vulnerabilidade”, explica.

O Krav Magá (ou combate de contato) é um sistema de defesa pessoal de origem israelense considerado um dos métodos de autodefesa mais eficientes do mundo. Já o Kapap é uma doutrina de combate feita a partir de combinações de diversos estilos de combate, como boxe, judô, jiu-jitsu, além de combates com faca, pistolas e rifles.

“Após anos de trabalho na linha de frente na sociedade civil e na Guarda Civil Municipal de Sumaré, onde presenciei nos atendimentos de ocorrências diversos casos de violência doméstica, urbana e escolar, tomei a iniciativa de criar e liderar um projeto que pode ajudar as pessoas que estão nessa situação de vulnerabilidade a ter uma chance de lutar pela própria sobrevivência, buscando paz interior e no seu convívio social com mais segurança”, avalia Aguiar.

Além de guarda municipal há 23 anos, Ricardo Santos Aguiar é instrutor faixa preta 3º grau de Krav Magá e instrutor nível A de Kapap com formação internacional. Também é instrutor de armamento e tiro, instrutor de Close Quarters Battle (CQB) e graduado em sistemas de lutas filipinas.




Publicado em: 22 de agosto de 2023