Notícias

Notícias da Câmara



Parlamento Jovem elege nova Mesa Diretora

Visualize fotos

Nova formação de parlamentares jovens vai conduzir as sessões até o final do ano

Os parlamentares jovens de Sumaré elegeram uma nova Mesa Diretora para o segundo semestre de 2023. A eleição ocorreu na manhã deste sábado (19), em sessão ordinária do Parlamento Jovem realizada na Câmara Municipal de Sumaré. A nova Mesa Diretora foi eleita com 12 votos e é composta por Marcelle Benecasse Braga (presidente), Maria Eduarda Alves (1ª vice-presidente), Camilly Mariano da Silva Meira (2ª vice-presidente), Kayná Cavalcante de Oliveira (1ª secretária) e Cauan Henrique dos Santos Barbosa (2º secretário).

O Parlamento Jovem é coordenado pela Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, que tem o vereador Valdir de Oliveira (Republicanos) como presidente. O projeto tem como objetivo estimular a cidadania e promover o debate sobre política e democracia entre alunos do Ensino Médio. Os parlamentares jovens são apadrinhados pelos vereadores de Sumaré e, ao longo do ano, exercem a vivência dos trabalhos do Poder Legislativo.

Além das sessões mensais, os estudantes participam de atividades de formação promovidas pela Escola do Legislativo. Neste sábado, a capacitação abordou os “Diálogos entre a Constituição e o ECA”. A palestra foi ministrada pelo procurador da Câmara Municipal de Sumaré e professor de Direito, Dr. Rocinio Oliveira Fragoso Neto.

PARLAMENTO JOVEM 2024

Em paralelo com os trabalhos da atual legislatura, a Câmara Municipal de Sumaré está promovendo as eleições para o Parlamento Jovem 2024. Durante o período de inscrições, 237 estudantes demonstraram interesse em concorrer às 21 vagas de parlamentares jovens.

Até o final do mês de agosto, os estudantes inscritos passarão por um período de campanha eleitoral dentro de suas escolas e, posteriormente, entre 4 e 15 de setembro, haverá a votação para eleger os novos parlamentares jovens. O resultado das eleições deve ser divulgado no dia 18 de setembro. A nova legislatura se inicia no começo de 2024.




Publicado em: 21 de agosto de 2023