Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores reconhecem Wheeling como prática esportiva em Sumaré

Visualize fotos

Projeto do presidente da Câmara, vereador Hélio Silva, defende que manobras com motocicletas devem ser realizadas em local seguro e devidamente autorizado

Na sessão da Câmara desta terça-feira (15), os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 175/2023, que reconhece o Wheeling e demais manobras com motocicletas como prática esportiva no município. A proposta, apresentada pelo presidente da Casa, vereador Hélio Silva (Cidadania), recebeu 18 votos favoráveis em plenário e segue para a sanção do Executivo.

O PL ressalta que a modalidade esportiva somente poderá ser praticada em local apropriado e devidamente autorizado para a exibição de shows ou competições, observada a legislação vigente. “Popularmente conhecida como ‘grau’, a prática em via pública é tipificada como infração de trânsito gravíssima, e assim deve permanecer, pois praticada sem as devidas cautelas, coloca em risco a vida de quem pratica e de terceiros”, esclarece o parlamentar.

De acordo com a propositura, poderão ser autorizados para a prática de Wheeling espaços públicos ou privados, com autorização prévia pelos órgãos fiscalizadores. Poderão ser realizados nesses locais treinos, eventos, competições e demais encontros, com o intuito de difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras realizadas em motocicleta.

Para Hélio, “o reconhecimento como modalidade esportiva e a prática em locais apropriados proporcionará maior segurança para os praticantes e para o público, além de viabilizar a organização de eventos e campeonatos, mobilizando recursos financeiros de patrocinadores e turismo esportivo. Outro ponto importante a ser destacado, é que sem o reconhecimento da modalidade como prática esportiva, os esportistas não conseguem se profissionalizar, não recebem reconhecimento e nem incentivos para sua formação na categoria. Há casos conhecidos de esportistas que deixaram o Brasil para viabilizar sua prática profissional em outros países, onde o esporte está regulamentado”, completa. 

SESSÃO ORDINÁRIA

Também na última reunião, a 24ª do ano, foram aprovados um requerimento, protocolado pelo vereador Andre da Farmácia (PSC), que concede a Medalha Plínio Giometti a José Carlos Pedroni, além de quatro moções de congratulação.

Em regime de urgência, os parlamentares votaram e aprovaram quatro projetos apresentados pelo prefeito Luiz Dalben, que autorizam a abertura de crédito de crédito adicional suplementar. Foram aprovados, ainda, os PLs 187/2023 e 188/2023, de autoria de Willian Souza (PT) e Lucas Agostinho (União Brasil), que alteram a ementa e os artigos 1ª e 3º da Lei Ordinária Municipal nº 6.942, de 30 de setembro de 2022, e da Lei Ordinária Municipal nº 5.913, de 20 de janeiro de 2017, respectivamente.

O PL nº 65/2023, de autoria de Silvio Coltro (PL), saiu da Ordem do Dia por pedido de vista do próprio autor. A proposta dispõe sobre o parcelamento da taxa de licença de obras denominada “Habite-se”.

Os parlamentares aprovaram, por fim, o PL nº 180/2023, que institui o Dia Municipal da Igreja do Evangelho Quadrangular no município. A propositura, que é de autoria dos vereadores Willian Souza (PT), João Maioral (PDT), Lucas Agostinho (União Brasil), recebeu 20 votos a favor.




Publicado em: 16 de agosto de 2023