Notícias

Notícias da Câmara



Sumaré aprova programa Prevenção de Janeiro a Janeiro ao câncer de mama

Visualize fotos

 

Proposta do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, recebeu 20 votos a favor na última reunião da Câmara Municipal

Os vereadores de Sumaré aprovaram, durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (8), o Projeto de Lei nº 147/2023, que dispõe sobre o programa Prevenção de Janeiro a Janeiro sobre o câncer de mama, no município. De autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva (Cidadania), a propositura recebeu 20 votos favoráveis em plenário.

O programa tem por objetivo evidenciar ações de prevenção ao câncer de mama em todos os meses do ano. Segundo o projeto, a intenção é a de difundir conhecimentos sobre os modos de prevenção, divulgar informações sobre os meios de tratamento e os procedimentos necessários, e conjugar esforços entre instituições públicas e privadas para efetivar ações contra o câncer de mama.

As ações de prevenção do Programa Prevenção de Janeiro a Janeiro poderão ser vídeos institucionais, avisos por aplicativos de saúde sobre exames e outros procedimentos, além de palestras e rodas de conversas. A Secretaria Municipal de Saúde e outras secretarias ou órgãos da administração municipal poderão adotar o programa como política pública de combate ao câncer de mama. Instituições privadas também poderão firmar parcerias com a Prefeitura para divulgação de material institucional informativo em escolas, universidades, associações de moradores e clubes.

De acordo com a proposta, o programa reconhecerá, todos os anos, as instituições ou pessoas físicas que efetivaram ações de combate ao câncer de mama todos os meses do ano no município.  Esse reconhecimento, intitulado "De janeiro a Janeiro, juntos contra o câncer de mama", poderá ocorrer por meio da Câmara Municipal ou por instituição privada.

Segundo o presidente, “a prevenção é a principal forma de se combater a doença em estágio inicial, aliada à prática de atividade física, alimentação saudável e com manutenção do peso corporal adequado. O propósito maior do nosso projeto é justamente destacar a prevenção e seus meios para que cada vez menos mulheres sejam acometidas pelo câncer de mama. Prevenir todos os meses do ano é essencial”, afirma Hélio.

23ª SESSÃO ORDINÁRIA

Também na reunião desta terça-feira, foram aprovados dois requerimentos de concessão da Medalha Plínio Giometti e da Medalha Dorival Gomes Barroca, além de três moções de pesar.

Em regime de urgência, os parlamentares aprovaram o PL nº 181/2023, de autoria do prefeito Luiz Dalben, que dispõe sobre a autorização ao Executivo municipal para abertura de crédito adicional suplementar. Foi aprovado também o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Resolução nº 3/2023, apresentado por Hélio Silva, Valdir de Oliveira (Republicanos) e João Maioral (PDT), que altera a Resolução nº 305, de 5 de junho de 2019, que dispõe sobre a reestruturação do Parlamento Jovem no ambiente da Câmara Municipal de Sumaré.

Em seguida, os parlamentares votaram o PL nº 148/2023, de autoria do vereador Andre da Farmácia (PSC), que institui o sistema de instrução permanente de prevenção à febre maculosa. A proposta recebeu 20 votos favoráveis.

Por fim, foi aprovado por unanimidade o PL nº 169/2023, apresentado pelo vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania), que cria a campanha “Setembro Dourado” em Sumaré. A campanha trata sobre os sinais e sintomas para a detecção do câncer infanto-juvenil.




Publicado em: 08 de agosto de 2023