Apresentação foi marcada para o dia 22 de junho, às 14h, no plenário da Câmara
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Câmara de Sumaré para investigar a BRK Ambiental aprovou a convocação da empresa concessionária para explicar o Plano Municipal de Saneamento. A apresentação foi marcada para o dia 22 de junho, às 14h, no plenário da Câmara e foi decidida em reunião da CPI realizada na manhã desta segunda-feira (12), com a presença do presidente da comissão, vereador Willian Souza (PT), e dos vereadores membros Digão (União Brasil), Ney do Gás (Cidadania), Rudinei Lobo (PL) e Pereirinha (PSC). Os vereadores Ulisses Gomes (PT) e Gilson Caverna (PSB) também marcaram presença no plenário.
É a segunda convocação que a BRK recebe para prestar esclarecimentos à comissão. No último dia 08 de maio, o diretor da unidade de Sumaré, Fernando Mangabeira, esteve presente no plenário da Câmara respondendo perguntas dos vereadores.
“A BRK precisa apresentar a esta comissão o Plano Municipal de Saneamento que será proposto para o município. Nenhuma satisfação pública foi dada até agora e não temos qualquer conhecimento deste documento. Precisamos saber os detalhes deste plano, sua viabilidade e conhecer quais os prováveis impactos que trará para Sumaré nos próximos anos”, explica o vereador Willian Souza.
Durante a reunião desta segunda-feira, os membros da comissão aprovaram uma série de outras solicitações à empresa, entre elas a realização de uma diligência na Estação de Tratamento de Água (ETA) na sede da BRK; a atual situação dos bens reversíveis e inventário atualizado dos imóveis que foram transferidos para a concessionária quando da concessão; laudo técnico da qualidade da água de cada uma das ETAs de Sumaré; a quantidade de pontos de água que estão ligados na cidade, divididos por região; a previsão de fornecimento de água e tratamento de esgoto para bairros da zona rural do município; lista com o nome dos funcionários da BRK lotados em Sumaré e seus respectivos cargos, e se algum funcionário é contratado pela BRK Sumaré, mas exerce as funções em outro município.
Os vereadores decidiram ainda pedir o contrato de todas as empresas terceirizadas que prestam serviço para a BRK em Sumaré, e solicitaram informações sobre o destino dos resíduos da manutenção das ruas e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Também foram repassadas à comissão denúncias de supostos descartes irregulares de esgoto nos bairros Primavera, São Domingos, Cidade Nova, Florely e Jardim Viel.
“Gostaria de saber também se procede a informação que tenho recebido de pessoas relatando que a empresa tem notificado clientes com apenas duas contas em atraso. Acho importante essa comissão saber a partir de quantas contas em atraso a empresa está fazendo a cobrança judicial e qual base legal está sendo utilizada para justificar tal prática”, disse o vereador Rudinei Lobo.
Publicado em: 13 de junho de 2023