Notícias

Notícias da Câmara



Fernando do Posto apresenta PL para incentivar esporte entre idosos em Sumaré

Visualize fotos

 

Projeto "Esporte na Melhor Idade" será encaminhado às comissões temáticas da Câmara antes de ser colocado em votação

Um projeto de lei de autoria do vereador Fernando do Posto (Republicanos) propõe a criação do projeto "Esporte na Melhor Idade" em Sumaré. A proposta é incentivar a prática esportiva entre pessoas com mais de 60 anos. O PL nº 134/2023 foi lido na sessão ordinária desta terça-feira (6) e será encaminhado às comissões temáticas antes de ser colocado em votação.

O foco do projeto é integrar idosos na prática de atividades físicas, promover atividades socioculturais e de esclarecimento quanto à saúde e bem-estar, oferecer atendimento às pessoas da terceira idade por meio de atividades físico-ocupacionais e apoiar os idosos que já praticam esporte em área pública, promovendo esclarecimento sobre a melhor maneira de praticá-los.

O projeto também prevê a realização de campanhas educativas a respeito da importância da prática esportiva na melhor idade e de temas correlatos, como a vacinação de idosos, prevenção de câncer de pele, de mama, de próstata, o combate ao tabagismo e ao alcoolismo.

"A prática regular de atividade física na terceira idade traz diversos benefícios essenciais para o bem-estar físico, mental e social dos idosos. À medida que envelhecemos, é comum enfrentarmos algumas limitações físicas e ter uma tendência a levar uma vida mais sedentária. No entanto, a atividade física adequada e adaptada às necessidades individuais pode ser uma poderosa ferramenta para promover uma qualidade de vida mais saudável e ativa nessa fase da vida", destaca Fernando do Posto.

Para colocar o projeto em prática, a Prefeitura contará com o apoio de profissionais das áreas da saúde e de educação física, do quadro próprio de servidores municipais. O projeto será realizado em espaços ou prédios públicos municipais, preferencialmente, em praças, ruas, parques, escolas e áreas de lazer, desde que compatíveis adaptadas e com segurança para tal finalidade.

"Além dos benefícios físicos e mentais, a atividade física na terceira idade desempenha um papel importante no aspecto social. Ao participar de atividades em grupo, os idosos têm a oportunidade de interagir, conhecer novas pessoas e construir amizades. Isso ajuda a combater o isolamento social tão comum nessa fase da vida, promovendo uma sensação de pertencimento e melhorando a qualidade de vida de maneira geral", conclui o autor do projeto.

Caso a proposta seja aprovada, a Prefeitura poderá celebrar convênios e estabelecer parcerias com universidades, escolas, academias e estabelecimentos na prática de exercícios físicos.




Publicado em: 07 de junho de 2023