Notícias

Notícias da Câmara



Lucas Agostinho homenageia os 98 anos da Escola Estadual Professor André Rodrigues de Alkmin

Visualize fotos

Moção de congratulação foi aprovada com 14 votos na sessão ordinária de terça-feira

Os 98 anos de história da Escola Estadual Professor André Rodrigues de Alkmin foram celebrados pela Câmara Municipal de Sumaré, que aprovou moção de congratulação proposta pelo vereador Lucas Agostinho (União Brasil). O documento foi lido em plenário e aprovado com 14 votos favoráveis durante a sessão ordinária de terça-feira (30).

“Por meio desta singela homenagem, vimos prestar nossos agradecimentos e expressar a mais profunda admiração a todos os membros da escola: direção, coordenação, corpo docente e funcionários, que com talento, amor e dedicação constroem diariamente um futuro cada vez mais brilhante para nossa cidade”, destaca o parlamentar na moção nº 133/2023.

O texto destaca que a história da escola teve início em 1921. Até este ano, as atividades escolares de Sumaré resumiam-se à existência de classes isoladas. Entretanto, no dia 4 de agosto daquele ano, as classes existentes na cidade foram todas reagrupadas, passando a constituir as chamadas “Escolas Reunidas de Rebouças”, que funcionavam em um prédio na atual Praça da República, no número 173.

Alguns anos mais tarde, no dia 28 de maio de 1925, foi promulgado o decreto que criava aquela que seria a primeira escola da cidade, o “Grupo Escolar de Rebouças”, assim como outras quatro classes. A escola manteve-se com este nome por 20 anos. Até que, em 14 de fevereiro de 1945, um decreto do Governo do Estado determinou que a escola passasse a se chamar “Grupo Escolar Professor André Rodrigues de Alkmin”.

Em 1958, a escola passou a ocupar o seu prédio atual, na Rua Dom Barreto, número 1158, no Centro. A partir da década de 1970, tornou-se parte da Rede Estadual de Ensino.

“Ao longo de seus 98 anos de história, a Escola Professor André Rodrigues de Alkmin educou milhares de sumareenses, cumprindo com louvor sua missão de formar as futuras gerações de nossa cidade. Mesmo com tantos anos de tradição, a instituição nunca deixou de evoluir: no ano passado tornou-se uma escola de tempo integral, dando continuidade à sua história de prestação de um serviço de excelência à Educação de nossa cidade”, conclui Lucas Agostinho.

Atualmente, a escola é gerida pelo diretor Edmar Antonio Alves, o vice-diretor Gilvando Relequias da Silva, a coordenadora geral Sheila Alves de Oliveira do Prado e a coordenadora de alfabetização Barbara Regina de Souza.




Publicado em: 02 de junho de 2023