Moção de apoio foi entregue pelo presidente da Câmara de Sumaré a Luiz Torelli durante a 13ª sessão ordinária do ano
O presidente da Câmara de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), homenageou Luiz Torelli, viajante que cruzou o continente, em um carro modelo Uno, como forma de vencer a depressão, na noite desta terça-feira (2). A moção de apoio, que recebeu 17 votos favoráveis, foi entregue ao morador de Nova Odessa durante a 13ª sessão ordinária do Legislativo sumareense.
De acordo com o documento, o projeto, denominado “Um a Uno”, teve início após a perda de sua avó, em 2020, o que desencadeou um processo depressivo. Como forma de superar o luto e a doença, Luiz Torelli transformou seu Fiat Uno em motorhome e começou sua viagem pelo Brasil. Uma crise de apendicite o fez pausar seu itinerário e, a partir do ocorrido, se comprometeu a estender a viagem até os Estados Unidos. Depois de um ano e dois meses na estrada, o viajante concluiu seu objetivo.
Para o homenageado, “as memórias não registraram as paisagens, mas as pessoas, as relações com famílias, com outros viajantes e com moradores dos locais por onde passei. A palavra que levo para sempre em minha vida é ‘resiliência’. Coragem também é importante, mas a resiliência para prosseguir, apesar das dificuldades, é o que nos leva a realizar nossos sonhos. O próximo passo será realizar uma viagem pela Europa, até a fábrica da Fiat, na Itália. Posteriormente, outras metas virão, como África, Ásia e Oceania”, afirma Luiz.
Segundo o presidente da Casa, vereador Hélio Silva, “uma das grandes lições que ficam é a capacidade de superação de medos internos, de traumas antigos e a possibilidade de projeção de nossa existência em todo o mundo. Assim, pelo exemplo dado de que é possível realizar nossos sonhos, de superarmos crises e de vivermos mais intensamente com menos bagagem, trago esta moção de apoio ao Luiz, que se tornou uma inspiração na luta contra a depressão”, finaliza.
O projeto também engloba ações sociais, que contam com a ajuda dos quase 500 mil seguidores em suas redes sociais para serem realizados.
SESSÃO ORDINÁRIA
Na 13ª sessão ordinária, além da moção de apoio, foram entregues três moções de congratulação e duas de pesar. Em regime de urgência, foi aprovado também o PL nº 116/2023, de autoria do prefeito Luiz Dalben, que estende a denominação da via pública que menciona a outra que se trata de seu respectivo prolongamento.
Os vereadores optaram pelo adiamento do PL nº 252/2021, de autoria do vereador Rudinei Lobo (PL), que dispõe sobre a divulgação da listagem de medicamentos disponíveis e em falta na rede municipal de saúde. Já o PL nº 332/2021, proposto pelo mesmo vereador, que dispõe sobre a prévia divulgação do aumento da tarifa do ônibus urbano no âmbito do município de Sumaré, saiu da Ordem do Dia por apresentação de emenda.
Também saíram por apresentação de emenda o PL nº 155/2022, apresentado pelo vereador Andre da Farmácia (PSC), que proíbe o consumo de dispositivos eletrônicos para fumar nas escolas de Sumaré; e o PL nº 167/2022, de autoria do vereador Silvio Coltro (PL), que acrescenta e altera dispositivos da Lei Municipal nº 5.695, de 28 de novembro de 2014, e revoga e altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.891, de 12 de novembro de 2009.
O projeto nº 23/2023, apresentado pelo vereador Willian Souza (PT), que proíbe a compra, a venda, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas nas unidades escolares e em qualquer dos estabelecimentos de ensino da rede municipal de ensino de Sumaré, não foi votado na sessão, por pedido de vista do próprio autor.
Publicado em: 04 de maio de 2023