Doutora em educação pela Unicamp, Telma Vinha falará para os vereadores da região, na próxima sexta-feira, na Câmara de Sumaré
A próxima reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que acontece na Câmara Municipal de Sumaré, nesta sexta-feira (5), vai abordar a onda de ataques a escolas. Para debater o assunto, foi convidada a pesquisadora Telma Vinha, que estuda convivência e violência no ambiente escolar. A sessão ordinária começa às 9h30, com transmissão em tempo real pelo canal da Câmara no YouTube (youtube.com/camarasumare).
Pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional da mesma universidade, Telma Vinha desenvolve pesquisas sobre clima escolar, problemas de convivência, relações interpessoais e desenvolvimento sociomoral e emocional. A professora estuda os casos de ataques a escolas ocorridos nos últimos 20 anos no Brasil, a fim de propor soluções que envolvam gestores públicos, plataformas digitais e demais membros da sociedade.
Em Sumaré, a pesquisadora vai apresentar a palestra “Violência extrema nas escolas: causas, consequências e caminhos”. O presidente da Câmara de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), destaca a importância do debate sobre o tema. “É um assunto atual, muito preocupante, que pode atingir qualquer escola e qualquer cidade. É importante que os vereadores recebam informações técnicas de especialistas no tema, para que possamos contribuir, por meio de projetos de lei, diligências e outros mecanismos para minimizar ao máximo o problema”.
Além da violência escolar, os vereadores devem abordar outros temas e deliberar os primeiros assuntos apresentados pelas comissões temáticas e pelos presidentes de Câmara.
Publicado em: 03 de maio de 2023