Notícias

Notícias da Câmara



Campanha Abril Laranja vai alertar para a crueldade contra os animais em Sumaré

Visualize fotos

Inclusão da data no calendário oficial foi proposta pelo vereador Alan Leal, autor de PL aprovado na Câmara

Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Sumaré institui a campanha Abril Laranja para prevenção da crueldade contra os animais. A iniciativa do PL nº 89/2023 é do vereador Alan Leal (Patriota). A matéria foi aprovada na sessão ordinária de terça-feira (11) e agora segue para sanção do Executivo.

Caso o texto seja sancionado, o Abril Laranja passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Nas edificações públicas do município, sempre que possível, será feita a iluminação na cor laranja e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização alusivos ao tema, durante todo o mês de abril.

A cor laranja foi escolhida pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA, do inglês American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), importante entidade internacional de proteção animal, para representar o Mês da Prevenção a Crueldade contra os Animais em todo o mundo. A data busca refletir sobre a situação degradante a que muitos animais são submetidos, muitas vezes, por toda a vida, sofrendo tortura, abuso e exploração.

A campanha Abril Laranja em Sumaré tem o objetivo de promover debates sobre a prevenção da crueldade contra os animais; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas; e estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área.

“Certamente, a ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil colocará em pauta campanhas de incentivo à prevenção da crueldade contra animais, chamando a atenção de todos, ou seja, de órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações, sociedades civis organizadas e da população, que, conjuntamente e de uma forma eficaz, incentivarão e concretizarão ações integradas de maneira positiva em defesa dos animais”, defende Alan Leal, na justificativa do projeto.




Publicado em: 14 de abril de 2023