Proposta do vereador Sirineu Araújo é que a data seja comemorada anualmente no primeiro domingo de setembro
A Câmara Municipal de Sumaré aprovou um projeto de lei que institui o Dia da Mobilidade Urbana no Calendário Oficial de Eventos do Município. A proposta é do vereador Sirineu Araújo (PL), autor do PL nº 88/2022. O texto foi aprovado durante a 42ª sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (6).
Caso a matéria seja sancionada, o Dia da Mobilidade Urbana será comemorado anualmente no primeiro domingo de setembro. Nessa data, o Poder Público promoverá discussões, palestras e seminários sobre mobilidade e sustentabilidade.
"No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial sem Carro, uma data voltada para conscientização sobre os problemas causados pelo uso constante de veículos automotivos pela população. Dessa forma, propomos, no município de Sumaré, o Dia da Mobilidade Urbana a ser comemorado no primeiro domingo do mês de setembro", esclarece Sirineu.
A data pretende trazer uma reflexão sobre o modelo tradicional de mobilidade urbana e a proposta de adoção de conceitos mais modernos de planejamento nesse setor.
Honrarias
Durante a sessão desta terça, a Câmara Municipal entregou diversas honrarias concedidas pelos vereadores. Cinco pessoas foram agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo: Antônio Ramos do Nascimento (homenageado pelos vereadores Willian Souza e João Maioral), Herivelto Silva Canhete (vereador Sirineu Araújo), Antônio Donizetti dos Reis (vereador Hélio Silva), Vanderlei Antonio Maccari (vereador André da Farmácia) e Marcelo Levada (vereador André da Farmácia).
Também foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito Dra. Zilda Arns Neuman a Meire Rute Satler Coltro, por indicação do vereador Andre da Farmácia. A honraria reconhece o trabalho desenvolvido por profissionais que atuam no direito das crianças e dos adolescentes em situação de risco.
O vereador Andre da Farmácia ainda indicou outras três pessoas para serem homenageadas: Claudinei Jorge Barboza recebeu a Medalha Plínio Giometti, concedida aos empreendedores de destaque; Marcelo Souza recebeu a Medalha e Diploma Gunnar Vingren e Daniel Berg, em reconhecimento ao trabalho realizado por personalidades religiosas; e Marisilvia da Cassia Solon Ribeiro recebeu a Medalha Max Vasconcelos da Silva, dada às pessoas que atuam na defesa dos animais.
Publicado em: 08 de dezembro de 2022