Legislativo também realiza a 5ª Festa da Cultura Afro-brasileira no dia 20 de novembro
A Câmara Municipal de Sumaré celebra o Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20 de novembro, com a realização de dois eventos: a sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares e a 5ª Festa da Cultura Afro-brasileira. Neste ano, os dois eventos acontecem simultaneamente, em uma estrutura que será montada na frente da Câmara Municipal (Travessa 1º Centenário, 32, Centro), a partir das 9h de domingo.
Dez pessoas serão agraciadas com o Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares, concedido a pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente no município: Clodoaldo da Silva (indicado pelo vereador Alan Leal), Eroni Silva dos Santos (Willian Souza), Gilmar Lourenço Affonso (Silvio Coltro), Heuany Caroliny dos Santos Bispo (Willian Souza), Izaias Alcantara da Silva (Lucas Agostinho), José Osvaldo Pereira (Ulisses Gomes), Kellyane Regina Corá (Gilson Caverna), Manoel Antônio da Silva (Willian Souza), Marcos Paulo da Silva Ribeiro (Valdir de Oliveira) e Raquel Aparecida Batista (Digão).
O diploma Zumbi dos Palmares foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 252, de 2 de junho de 2004, de autoria do ex-vereador Alan Cardeque Simões de Almeida. No ano passado, houve a inclusão do nome Dandara à honraria, após proposta do presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT), por meio do Decreto Legislativo nº 515, de 27 de outubro de 2021.
5ª Festa da Cultura Afro-brasileira
As atrações da 5ª Festa da Cultura Afro-brasileira se apresentarão, este ano, durante a sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares. As manifestações artísticas incluirão capoeira, apresentações musicais, performances, exposição e teatro. A festa se encerra com a tradicional roda de samba.
“Este ano decidimos trazer os eventos da Consciência Negra de volta para a Câmara, pois é importante que o Legislativo seja ocupado por essas celebrações tão significativas para a cidade. Condecorar pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente em Sumaré é o mínimo que o Parlamento pode fazer em reconhecimento a esse trabalho. Por isso, montaremos uma estrutura na frente do prédio da Câmara, para que a sessão solene e a festa ocorram com bastante conforto para os homenageados, convidados e a população em geral", destaca o presidente Willian Souza.
Publicado em: 11 de novembro de 2022