Aprovada na sessão desta terça-feira, proposta do vereador Andre da Farmácia quer que mensagens de teor humanitário sejam comunicadas por meio das faturas de água
As contas de água em Sumaré deverão trazer mensagens de incentivo à doação de sangue. A obrigação consta no Projeto de Lei nº 277/2022, de autoria do vereador Andre da Farmácia (PSC), aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira (18). O texto segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.
Caso a matéria seja sancionada, a concessionária de água e esgoto da cidade ficará obrigada a inserir a mensagem “Doe Sangue” na fatura de consumo. Também deverá constar o endereço eletrônico do Hemocentro e um número do telefone para informações sobre doação de sangue.
O autor da proposta defende que a norma pode elevar o nível de conscientização da população a respeito da importância da doação de sangue e de órgãos. "As faturas enviadas pela concessionária de água e esgotamento possuem ampla cobertura e alcance por meio de suas correspondências. Sendo assim, o uso desses veículos para disseminar mensagens de teor humanitário oferece grande potencial de êxito", diz Andre da Farmácia.
Ordem do Dia
Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram dois projetos de autoria do presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT). Ambas as proposituras dão nomes a ruas do bairro Vila Operária e Popular: o PL nº 250/2022 denomina a Rua 12 de Rua Laudelina de Campos Melo; e o PL nº 251/2022 Denomina a Rua 13 de Rua Maria Felipa de Oliveira.
Já o PL nº 283/2022, de autoria do vereador Hélio Silva (Cidadania), que disciplina o descarte, o recolhimento e a destinação de medicamentos vencidos ou daqueles excedentes ainda em validade, saiu de pauta por pedido de vista apresentado pelo vereador Toninho Mineiro (PV).
Os parlamentares aprovaram ainda o Requerimento nº 109/2022, de autoria dos vereadores Hélio Silva, Andre da Farmácia, Joel Cardoso (PSD) e Rudinei Lobo (PL). O documento pede que o prefeito solicite à concessionária BRK Ambiental que realize a coleta e o tratamento de esgoto em área imediatamente anexa à E.E. Luiz Campo Dall’Orto Sobrinho, dado o descarte a céu aberto desse material contaminante.
Também foram aprovadas cinco moções de congratulação e uma de pesar.
Publicado em: 20 de outubro de 2022