Notícias

Notícias da Câmara



Rudinei Lobo quer Bilhete Único no transporte coletivo de Sumaré

Visualize fotos

 

Projeto de autoria do vereador foi lido na última sessão da Câmara Municipal e ainda deve ser aprovado pelas comissões legislativas até ir à votação em plenário

Durante a 32ª sessão ordinária da Câmara de Sumaré, ocorrida nesta terça-feira (27), foi lido o Projeto de Lei nº 272/2022, de autoria do vereador Rudinei Lobo (PL). A proposta, que cria o Bilhete Único no sistema de transporte coletivo da cidade e que autoriza convênios entre o Poder Executivo Municipal, o Governo do Estado de São Paulo e os municípios da Região Metropolitana de Campinas, deve ser avaliada pelas comissões permanentes da Casa de Leis para ir à votação em plenário. 

O projeto inclui a utilização do Bilhete Único nas linhas urbanas de ônibus e micro-ônibus de Sumaré, podendo o usuário se transferir livremente e sem acréscimo tarifário por todas as linhas regulamentadas do sistema de transporte coletivo, no período de sua validade. Esse prazo será regulamentado pelo Poder Executivo, levando em conta os tempos de viagem das linhas de transporte coletivo do município.

De acordo com a propositura, o bilhete poderá ser carregado no próprio veículo ou em postos autorizados de venda. O usuário, assim que entrar no ônibus, deverá registrar o horário através dos equipamentos eletrônicos instalados, repetindo o registro ao trocar de veículo.

Ainda segundo o PL, o Poder Executivo Municipal fica autorizado a firmar convênios com o Governo do Estado de São Paulo e com os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas, com a finalidade de integrar os sistemas de bilhetagem eletrônica dos transportes coletivos de passageiros municipais e metropolitano, através do Bilhete Único Metropolitano.

O vereador esclarece que “esse sistema de cobrança já demonstrou seu sucesso nas cidades de São Paulo e Campinas, onde foi possível verificar um aumento do número de passageiros, economia dos usuários com o transporte e maior comodidade e flexibilidade nos trajetos, já que possibilita integrações, sem ônus tarifário, ao longo do percurso. Temos certeza que a implantação do Bilhete Único em nossa cidade resultará em economia para a população com o transporte, um dos itens que mais pesam na cesta básica da população mais pobre, além do aumento no número de passageiros atraídos para o transporte coletivo pela redução de seu custo”, completa Rudinei.

 




Publicado em: 30 de setembro de 2022