Notícias

Notícias da Câmara



Concessionária deverá recapear ruas danificadas por manutenção de rede de água e esgoto em Sumaré

Visualize fotos

Projeto do presidente da Câmara, vereador Willian Souza, aprovado na última reunião ordinária, estabelece prazo de três dias úteis para recape de vias danificadas em mais de 50% de sua extensão

O Projeto de Lei nº 257/2022, apresentado pelo presidente do Legislativo sumareense, vereador Willian Souza (PT), foi aprovado pelos parlamentares na última sessão da Câmara Municipal, que aconteceu na terça-feira (6). A proposta obriga a concessionária de serviços de saneamento de água e esgoto a providenciar o recapeamento de vias danificadas em mais de 50% de sua extensão. Votado em regime de urgência, o PL recebeu 20 votos favoráveis em plenário e segue para a sanção do prefeito municipal.

De acordo com a propositura, fica estabelecido o prazo de três dias úteis para que seja realizado o recapeamento definitivo dos danos, que deve abranger o perímetro entre uma esquina e outra. Havendo impedimento por motivo de força maior, as concessionárias, permissionárias, terceirizadas, autorizadas ou prestadoras de serviços de saneamento deverão justificar o motivo ao órgão fiscalizador do município.

O PL também impõe a colocação, de imediato, de tapumes no local até a definitiva reparação da via. A não observação desta norma implicará na aplicação de multa diária, que incidirá após a simples constatação por servidor público ou mediante denúncia, garantindo, sempre que possível, o anonimato do denunciante.

Segundo o presidente da Câmara, “nosso projeto pretende resolver as questões relacionadas aos danos causados nas ruas e avenidas do município de Sumaré, que, em muitos casos, as condenam de forma integral. Vale ressaltar que se comprometidos 50% da via, podemos encontrá-la cheia de lombadas e buracos. Nesse sentido, entendemos que é necessário que a concessionária se responsabilize pelos danos causados em razão de buracos abertos para eventuais manutenções de suas redes de água e esgoto, de maneira imediata, sem prejudicar a circulação dos munícipes”, afirma.                    




Publicado em: 13 de setembro de 2022