Notícias

Notícias da Câmara



Inscrições para o Parlamento Jovem vão até o dia 26 de agosto

Visualize fotos

 

Projeto elege 21 estudantes cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio para simular a jornada de trabalho de um vereador durante o próximo ano

A Escola do Legislativo Ceilita Miranda De Nadai da Câmara Municipal de Sumaré está com as inscrições abertas para candidatos ao mandato de parlamentar jovem para o ano de 2023 até o dia 26 de agosto. Os estudantes, que serão selecionados por meio de eleições para simular a jornada de trabalho de um vereador durante o período de um ano, deverão se inscrever nas próprias escolas que frequentam. Para mais informações, os alunos podem entrar em contato com o gabinete do vereador Digão (União Brasil), responsável pela escola, através do número de WhatsApp (19) 971556540.

O Parlamento Jovem tem como objetivo estimular a cidadania e promover o debate sobre política e democracia entre os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. Alunos do 3º ano poderão participar do projeto somente se a escola em que estiverem matriculados tiver 4º ano, como é o caso de cursos técnicos.

Após as inscrições, entre 28 de agosto e 11 de setembro, os estudantes passarão por um período de campanha dentro de suas escolas e, posteriormente, entre 12 e 15 de setembro haverá a votação para eleger os 21 parlamentares jovens que irão desempenhar o mandato de um ano dentro da Câmara Municipal. O resultado das eleições deve ser divulgado no dia 16 de setembro.

Além das atividades parlamentares, inclusive com a realização de sessões ordinárias uma vez por mês, os jovens participarão de atividades formativas, com o intuito de desenvolver a consciência político-cidadã.

Para o vereador Digão, “o Parlamento Jovem funciona como um incentivo aos alunos, capaz de mostrar que a participação nas questões de interesse da comunidade desde cedo desperta o espírito cidadão e de liderança. Indico aos estudantes que se inscrevam e participem das eleições em suas escolas. O envolvimento dos jovens nas atividades legislativas de nosso município é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática e inclusiva não apenas para o futuro, mas a partir de agora”, completa.

 




Publicado em: 17 de agosto de 2022