Notícias

Notícias da Câmara



Procuradoria Especial da Mulher participa de ciclo de palestras sobre Lei Maria da Penha na Câmara de Piracicaba

Visualize fotos

Integrantes da procuradoria também estiveram presentes no 1º Encontro das Procuradoras Especiais da Mulher e Vereadoras do Interior Paulista, promovido pela Câmara Municipal de Limeira

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Sumaré participou, na última semana, das palestras promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba que integram um ciclo sobre a Lei Maria da Penha. Representada pela procuradora especial Debora Furlan Rossini, pela primeira procuradora-adjunta Natasha Zapata e pela integrante da Comissão da Procuradoria da Mulher Marlene Rodrigues, a PEM esteve presente nos três dias do evento.

Na quarta-feira (3), as servidoras participaram da palestra “Desnaturalização do Machismo Estrutural na Sociedade Brasileira e a importância da Lei Maria da Penha”, ministrada pelo psicanalista, filósofo e pesquisador transdisciplinar, Helio Hintze. Já na quinta-feira (4), as procuradoras compareceram à palestra “Lei Maria da Penha e o Direito das Famílias”, proferida pela advogada, professora universitária e idealizadora do projeto “Diálogos para Equidade”, Luana Bruzasco de Oliveira. Na sexta-feira (5), como encerramento do ciclo, a procuradoria esteve presente, de forma online, na palestra “O abuso do homem narcisista nas relações afetivas e as consequências jurídicas da violência contra a mulher", ministrada pela advogada Cecilia de Lara Haddad, que há 20 anos atua na área de direito de família e sucessões, com enfoque em mulheres que buscam finalizar relacionamentos abusivos.

Para Debora Rossini, “é importante e gratificante que a Procuradoria Especial da Mulher conheça e participe de debates relacionados ao combate à violência contra a mulher em outras casas legislativas”, afirma a procuradora.

“Além de entender melhor o funcionamento das procuradorias presentes em outras câmaras da região, durante os três dias em que participamos das palestras promovidas pela Câmara de Piracicaba, pudemos aprofundar nossos conhecimentos sobre o Agosto Lilás e as origens e desdobramentos da Lei Maria Penha sob vieses distintos. É fundamental que a PEM da Câmara de Sumaré esteja atualizada e em constante troca com outras procuradorias do interior do estado”, completa a primeira procuradora-adjunta, Natasha Zapata.

 

ENCONTRO DE PROCURADORAS

Na manhã da última sexta-feira (5), representantes da PEM da Câmara de Sumaré também estiveram presentes no 1º Encontro das Procuradoras Especiais da Mulher e Vereadoras do Interior Paulista, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira. O evento teve início com um café da manhã e prosseguiu com as exposições "Como criar e fortalecer a Procuradoria Especial da Mulher na sua cidade", feita por Marina Helou, primeira procuradora-adjunta da Assembleia Legislativa de São Paulo, e "Políticas públicas para as mulheres", realizada por Rosmary Corrêa, presidente estadual do Conselho da Condição Feminina.




Publicado em: 08 de agosto de 2022