Integrantes da procuradoria também estiveram presentes no 1º Encontro das Procuradoras Especiais da Mulher e Vereadoras do Interior Paulista, promovido pela Câmara Municipal de Limeira
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Sumaré participou, na última semana, das palestras promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba que integram um ciclo sobre a Lei Maria da Penha. Representada pela procuradora especial Debora Furlan Rossini, pela primeira procuradora-adjunta Natasha Zapata e pela integrante da Comissão da Procuradoria da Mulher Marlene Rodrigues, a PEM esteve presente nos três dias do evento.
Na quarta-feira (3), as servidoras participaram da palestra “Desnaturalização do Machismo Estrutural na Sociedade Brasileira e a importância da Lei Maria da Penha”, ministrada pelo psicanalista, filósofo e pesquisador transdisciplinar, Helio Hintze. Já na quinta-feira (4), as procuradoras compareceram à palestra “Lei Maria da Penha e o Direito das Famílias”, proferida pela advogada, professora universitária e idealizadora do projeto “Diálogos para Equidade”, Luana Bruzasco de Oliveira. Na sexta-feira (5), como encerramento do ciclo, a procuradoria esteve presente, de forma online, na palestra “O abuso do homem narcisista nas relações afetivas e as consequências jurídicas da violência contra a mulher", ministrada pela advogada Cecilia de Lara Haddad, que há 20 anos atua na área de direito de família e sucessões, com enfoque em mulheres que buscam finalizar relacionamentos abusivos.
Para Debora Rossini, “é importante e gratificante que a Procuradoria Especial da Mulher conheça e participe de debates relacionados ao combate à violência contra a mulher em outras casas legislativas”, afirma a procuradora.
“Além de entender melhor o funcionamento das procuradorias presentes em outras câmaras da região, durante os três dias em que participamos das palestras promovidas pela Câmara de Piracicaba, pudemos aprofundar nossos conhecimentos sobre o Agosto Lilás e as origens e desdobramentos da Lei Maria Penha sob vieses distintos. É fundamental que a PEM da Câmara de Sumaré esteja atualizada e em constante troca com outras procuradorias do interior do estado”, completa a primeira procuradora-adjunta, Natasha Zapata.
ENCONTRO DE PROCURADORAS
Na manhã da última sexta-feira (5), representantes da PEM da Câmara de Sumaré também estiveram presentes no 1º Encontro das Procuradoras Especiais da Mulher e Vereadoras do Interior Paulista, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira. O evento teve início com um café da manhã e prosseguiu com as exposições "Como criar e fortalecer a Procuradoria Especial da Mulher na sua cidade", feita por Marina Helou, primeira procuradora-adjunta da Assembleia Legislativa de São Paulo, e "Políticas públicas para as mulheres", realizada por Rosmary Corrêa, presidente estadual do Conselho da Condição Feminina.
Publicado em: 08 de agosto de 2022