Campanha tem a intenção de conscientizar população sobre os tipos de violência contra pessoas idosas
Tramita na Câmara de Sumaré o Projeto de Lei nº 190/2022, que institui no município a campanha Junho Violeta, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização sobre os tipos de violência contra as pessoas idosas. De autoria do vereador Rai do Paraíso (Republicanos), a proposta faz referência ao dia 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Segundo o PL, a campanha, que será realizada anualmente, terá como símbolo um pequeno laço de cor violeta e passará a integrar o Calendário Oficial do município. De acordo com o vereador, “nos últimos anos, houve aumento significativo dos casos de violação dos direitos das pessoas idosas, justamente por estarem mais vulneráveis ou mesmo por não terem condições físicas e emocionais para se defender. Muitas pessoas idosas precisam do auxílio de familiares, profissionais e terceiros para a realização de atividades do cotidiano, cenário esse que pode levar ao aumento de sua vulnerabilidade”, ressalta.
Para Rai, “a pessoa idosa tem o direito de ser tratada com dignidade e respeito, princípios humanos fundamentais para a vida em sociedade. Cabe ressaltar que a violência pode ocorrer em qualquer relacionamento e, inclusive, nos relacionamentos que têm expectativa de confiança. Pelo Estatuto do Idoso, a violência se refere a qualquer ação ou omissão cometida uma ou muitas vezes, praticada em local público ou privado, que cause danos ou sofrimento físico ou psicológico, ou a morte. Assim, identificamos a importância de um mês de conscientização com relação ao assunto, para que seja possível a informação e a educação da população”, enfatiza.
As despesas do Junho Violeta se darão por dotação própria, suplementadas, se necessário. Para a realização da campanha poderão ser formalizados patrocínios, parcerias e convênios com a iniciativa pública e privada.
Publicado em: 08 de agosto de 2022