A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Sumaré vem, publicamente, manifestar seu absoluto repúdio aos atos cometidos pelo procurador Demétrius Oliveira de Macedo contra a procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, na cidade de Registro, na última segunda-feira (20). As agressões à colega de trabalho vieram após a abertura de um procedimento disciplinar contra Macedo, determinado pela procuradora-geral para apurar comportamentos inadequados dele no trabalho.
É inadmissível que mulheres continuem sendo intimidadas, ameaçadas, agredidas e humilhadas em seus ambientes de trabalho. É assustador ouvirmos relatos de mulheres que sentem medo e constrangimento ao dividirem o espaço em que buscam seu sustento com homens autoritários, misóginos, machistas e agressivos.
Foi assim a denúncia que a procuradora-geral recebeu de uma funcionária da Prefeitura de Registro. Segundo o que foi dito à polícia, a funcionária já havia reclamado e dito ter sentido medo de trabalhar no mesmo ambiente que Demétrius Oliveira de Macedo. Sua atitude posterior de espancar a procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros somente provou que o medo sentido pela denunciante era mais do que real.
Nos deixem trabalhar em paz!
Este ano, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Sumaré tem focado grande parte de suas atividades na temática “Mulher e Trabalho”, tendo desenvolvido exibição de filmes, rodas de conversa e uma exposição sobre o assunto. É impressionante que, além dos baixos salários, da desigualdade de remuneração em relação a homens ocupantes de cargos semelhantes, assédio sexual e moral e da cruel exclusão de mães do mercado de trabalho, ainda tenhamos a ocorrência de violência física contra as trabalhadoras.
Nos deixem trabalhar em paz!
Expressamos todo nosso repúdio a Demétrius Oliveira de Macedo e todo nosso apoio à procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros. Que as feridas externas e internas se curem, apesar de todo o medo. Sigamos juntas!
Sumaré, 24 de junho de 2022.
NATASHA HERNANDEZ ALMEIDA ZAPATA
Primeira Procuradora Adjunta
Publicado em: 11 de julho de 2022